A prática de exercício físico deve ser feita ao longo de todo o ano para manter um estilo de vida saudável, mas é certo que o Verão sempre “convida” a passar mais tempo lá fora, seja para uma corrida a solo, numa partida de futebol com amigos ou até para um simples passeio com a família.

Mas se leva esta prática mais a sério, uma pulseira inteligente pode ajudá-lo a manter-se a par do desempenho durante os treinos, além de permitir uma monitorização da saúde.

Embora dispensem, em muitos casos, as funcionalidades mais avançadas de um relógio inteligente, as smartbands apresentam-se como uma opção com um design mais prático e, por vezes, menos intrusivo durante a prática de exercício físico ou até durante o sono, uma vez que a maioria das pulseiras contam com este tipo de funcionalidade.

Não se esqueça: se está à procura de uma pulseira inteligente, mas ainda não sabe bem por onde começar a escolher, aproveite para dar uma vista de olhos ao breve guia que o SAPO TEK preparou a propósito deste tema.

Clique nas imagens para ver 6 propostas de pulseiras inteligentes 

A Redmi Band 2 conta com suporte a mais de 30 modos desportivos, de corrida ao ar livre a yoga e caminhadas, incluindo também 10 modos profissionais, e conta com uma resistência à água até 50 metros.

Na monitorização de saúde, a pulseira dispõe de um sensor PPG para registar o ritmo cardíaco, além de medir o nível de saturação de oxigénio no sangue (SpO₂) e de ajudar os utilizadores a monitorizarem a qualidade do sono.

Equipada com um ecrã TFT de 1,47 polegadas, com 500 nits de brilho, a Redmi Band 2 chega com uma interface redesenhada e com um formato leve, pesando apenas 26,4 gramas. No que toca à bateria, a marca promete uma autonomia de até 14 dias, num cenário de utilização diária normal, e de 6 dias, numa utilização mais intensiva.

  • Xiaomi Mi Band 7 - 39,99 euros - FNAC

Ainda no mundo das smartbands com preços mais “em conta”, a Mi Band 7 da Xiaomi suporta mais de 110 modos de desporto, mantendo também registo das calorias queimadas, assim como das alterações do ritmo cardíaco e da duração dos treinos.

A pulseira conta ainda com resistência à água até 50 metros, podendo levá-la para a piscina, e é capaz de reconhecer os 4 estilos de natação mais comuns.

A Mi Band 7 monitoriza a saturação de oxigénio no sangue (SpO₂) e regista o ritmo cardíaco em tempo real, vibrando para alertar os utilizadores caso o seu nível de oxigénio no sangue for demasiado baixo ou se o ritmo cardíaco sair da zona de segurança.

A nível de funcionalidades ligadas à saúde pode ainda contar com monitorização da qualidade do sono e do nível de stress, um índice de atividade pessoal, exercícios de respiração profunda e opções de gestão do ciclo menstrual.

A pulseira dispõe de um ecrã AMOLED de 1,62 polegadas, com 326 PPI e 100 níveis de ajuste do brilho. No que toca à bateria, a marca afirma que a pulseira, com carregamento magnético, tem uma autonomia de 14 dias em modo de utilização normal e 9 dias no modo de utilização mais intensiva.

  • Amazefit Band 7  - 47,99 euros - Worten

Com suporte a mais de 120 modos desportivos e resistência à água até 50 metros, a Amazefit Band 7 traz também a funcionalidade ExerSense, que reconhece certos tipos de exercício físico, incluindo caminhadas e corridas.

Para ajudar os utilizadores a alcançarem os seus objetivos, a smartband conta com o algoritmo PeakBeats, que apresenta dados detalhados após cada treino. Já com a funcionalidade Virtual Pacer pode “competir” consigo próprio.

Segundo a marca, a Amazefit Band 7 monitoriza a frequência cardíaca, o nível de saturação de oxigénio no sangue e os níveis de stress ao longo de todo o dia. Todas estas métricas podem ser analisadas em simultâneo com um só toque, prometendo resultados em 45 segundos.

A monitorização do sono, gestão do ciclo menstrual e avaliação geral de saúde estão incluídas no leque de funcionalidades da pulseira, que conta também com integração da assistente virtual Alexa.

A Amazefit Band 7 está equipada com um ecrã AMOLED de 1,47 polegadas, que pode ser decorado com mais de 50 watch faces. A pulseira promete até 18 dias de autonomia num cenário de utilização normal, 12 dias numa utilização mais intensiva e até 28 dias no modo de poupança de bateria.

Através do sistema TruSport, a mais recente pulseira inteligente da Huawei suporta 100 modos desportivos, reconhecendo quando os utilizadores estão a correr ou a caminhar. A Huawei Band 8 deteta também de modo automático os 4 estilos de natação mais comuns.

Para que os utilizadores possam fazer um acompanhamento detalhado das atividades, o sistema disponibiliza dados como índice de capacidade de corrida (RAI), carga de treino semanal, recuperação e volume de óxigénio máximo (VO2Max).

Já o sistema TruSeen permite monitorizar automaticamente o nível de saturação de oxigénio no sangue (SpO₂), contando com um novo algortimo de IA que regista a frequência cardíaca durante todo o dia e que alerta caso surja algo fora do normal.

Além de permitir a gestão do ciclo menstrual, a pulseira dispõe do sistema TruSleep, que dá aos utilizadores a possibilidade de monitorizarem a qualidade do sono, e de tecnologia TruRelax, com funcionalidades concebidas para o ajudar a aliviar o stress.

A pulseira, equipada com um ecrã AMOLED de 1,47 polegadas com múltiplas opções de personalização, dispõe de uma autonomia até 14 dias, ou 9 dias num cenário de utilização mais intensa. De acordo com a Huawei, a smartband pode ser totalmente carregada em 45 minutos.

Para lá das funções de desporto e saúde, a Huawei Band 8, compatível com smartphones Android e iOS, conta com uma variedade de funcionalidades, incluindo notificações de chamadas, mensagens e até respostas rápidas.

  • Fitbit Charge 5 - 129,99 euros (estava a 149,99 euros) - Sport Zone

A pulseira Charge 5 da Fitbit tem suporte a 20 modos desportivos, detectando automaticamente quando os utilizadores começam a exercitar-se, e dispõe de resistência à água até 50 metros. A smartband regista também o número de passos dados, distâncias percorridas e calorias queimadas.

Além de funcionalidades avançadas, que permitem uma monitorização de saúde adicional durante a prática desportiva, a Fitbit Charge 5 inclui sensores que permitem monitorizar, por exemplo, o ritmo cardíaco, a saturação de oxigénio no sangue, a temperatura, a qualidade do sono, os níveis de stress e o ciclo menstrual.

A pulseira inclui GPS, sendo possível registar no mapa o percurso feito durante corridas ou caminhadas. Com uma autonomia de 7 dias, a Fitbit Charge 5 pode ser emparelhada com um smartphone Android ou iOS para receber notificações, incluindo de chamadas, mensagens, emails e eventos no calendário, e até fazer pagamentos diretamente através do serviço Fitbit Pay.

No que respeita a funcionalidades relacionadas com a prática de exercício, este modelo da Garmin contabiliza os passos, distâncias e calorias queimadas, apresentando toda a informação e estatísticas diretamente no pulso. Com suporte a GPS, a pulseira dispõe de várias aplicações desportivas incorporadas: de caminhadas e corridas a ioga e pilates, passando ainda por exercícios cardiovasculares e treino de força.

Olhando para as funcionalidades de monitorização de saúde, há espaço para a medição do ritmo cardíaco e do nível de saturação de oxigénio no sangue, além dos níveis de stress, energia, hidratação, idade de fitness e do ciclo menstrual.

A Garmin vívosmart 5 promete uma autonomia até 7 dias de utilização e tem uma resistência à água até 50 metros. A pulseira conta também com funcionalidades de notificações inteligentes, além de monitorização e segurança, a pensar em quem pratica atividades ao ar livre.