A IFA 2010 só abre na próxima sexta-feira ao público, mas grande parte das novidades mostradas durante o tempo de exposição são dadas a conhecer nos dias que antecedem o evento propriamente dito.

Sony, LG, Samsung, Packard Bell e Philips já confirmaram lançamentos e a julgar pela amostra - e acrescentando alguns "avanços" que ainda carecem de confirmação - dá para perceber que os tablets e o 3D estão entre os principais destaques da 50ª edição da feira de electrónica, que acontece, mais uma vez, em Berlim, na Alemanha.

As fabricantes Samsung e Toshiba já marcaram conferências de imprensa para apresentarem dois novos concorrentes para o iPad. A proposta da fabricante sul-coreana chama-se Galaxy Tab e tem o Android 2.2 como sistema Operativo.

[caption]Galaxy Tab[/caption]

Ecrã de sete polegadas, funcionalidades HD e câmara frontal são outras características conhecidas do tablet da Samsung.

Já na conferência de imprensa marcada para a próxima quinta-feira à tarde, a Toshiba deverá dar a conhecer o Folio 100, um smartpad igualmente baseado na plataforma da Google.

Os rumores (que o TeK irá confirmar - ou não - no local) dão conta de um processador Nvidia Tegra 2, ecrã táctil de 10,1 polegadas, memória de 16 GB, ligações Bluetooth, WiFi e 3G, bateria com sete horas de autonomia e 760 gramas de peso.

[caption][/caption]

Não há garantias de que o mercado dos tablets não possa ser uma hipótese também para a LG, mas a fabricante prefere dar destaque à aposta no 3D e mostra na IFA o novo LEX8, um televisor que usa uma nova tecnologia de iluminação de ecrã, denominada Nano Lightning Technology.

[caption][/caption]

De acordo com a LG, o LEX8 traz um painel fino com pontos minúsculos posicionados à frente dos LEDs que iluminam o ecrã. Deste modo, a luz dispersa-se de forma igual pela superfície, gerando imagens mais claras e refinadas. Um outro painel adicionado à LEX8 reduz o reflexo de iluminação externa (incluindo o Sol), mantendo a imagem sempre clara.

Entre o conjunto de produtos que a Sony mostra na Messe de Berlim vai estar o VPL-VW90ES, o primeiro projector 3D da marca japonesa. O VW90ES está equipado com a tecnologia Advanced Iris 3 da Sony, oferecendo um contraste dinâmico de 150,000:1.

[caption]VPL-VW90ES[/caption]

Com a capacidade de projectar 3D em Full HD 1080p, o VPL-VW90ES inclui um painel SXRD 240Hz actualizado, para minimizar a distorção das imagens ou "crosstalk." O projector suporta também vídeos 2D e simulação de imagens 3D.

Mas não só de tablets e 3D (embora bastante) vive a 50ª edição da IFA. A Philips, por exemplo, vai promover o seu GoGear Connect, um leitor MP4 player baseado em Android , com ecrã multitouch de 3,2 polegadas e conectividade Wi-Fi, que sincronizará com o PC através de Bluetooth ou USB.

[caption]GoGear Connect[/caption]

Já a Packard Bell aposta nos portáteis e nos ecrãs. Em destaque estarão modelos como o dot s, o netbook mais fino e leve da fabricante, que tem agora novas cores, e a série de monitores Maestro LED HD STEREO, próprios para utilização com o PC, que também podem ser usados para reproduzir conteúdos de vídeo HD a partir de dispositivos HD como leitores de Blu-ray, câmaras de vídeo e televisores, graças aos conectores DVI e HDMI.

As novidades na IFA não se resumem aos lançamentos de produtos. Este ano a feira conta com a nova área iZone, focada na popularidade crescente das ofertas da Apple, entre iPhones, iPods e iPads. Outra das novidades é a eLibrary, um espaço dedicado aos livros electrónicos e seus leitores - nos seus dois sentidos.

Além dos cerca de 1.000 expositores para ver, a IFA também convida os seus visitantes a ouvir os keynote speekers convidados. Como não será de estranhar, o discurso de abertura, a cargo de Bryan Burns, da ESPN, terá a tecnologia 3D como tema.

Nota de redacção: Foi corrigida uma gralha.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.