Está encerrada mais uma edição da E3 - Eletronic Entertainment Expo, a popular feira de jogos norte americana que normalmente é palco de algumas das maiores novidades do sector. Este ano não foi excepção. Há muito que os analistas dizem que o mercado dos videojogos não cresce mais porque não há inovação, não há novas consolas para fazer os fãs de jogos abrirem os cordões à bolsa.



No ano passado criou-se uma nova dinâmica com o lançamento de um novo comando para a PlayStation 3 e um novo sistema de jogo para a Xbox que, se por um lado adiaram por mais algum tempo novas gerações das duas consolas, por outro abriram um novo mundo de possibilidades para os dois dispositivos e os reflexos disso passaram este ano pela feira.



A par desses desenvolvimentos começam a surgir as desejadas novidades mais sonantes na área do hardware: novas consolas. Como o TeK teve oportunidade de mostrar no dia da conferência, a Nintendo mostrou uma nova geração da Wii na feira.



Os detalhes não são muitos e sabe-se apenas que a consola chega em 2012, mas as imagens já são algumas, sobretudo do comando, que acabou por dominar a apresentação da fabricante no evento.




O novo comando que tem um ar, ele próprio, de consola, pode ser ligado ao dispositivo principal para jogar, funcionando como comando ou segundo ecrã, mas pode também ser usado de forma independente, como uma consola portátil ou um tablet.




No mesmo dia a Sony apresentou a PlayStation Vita, que vai suceder à PSP já a partir do final do ano.




A qualidade de imagem e a aposta em novas tecnologias como a realidade aumentada fazem os principais argumentos da fabricante, que também mostrou novos jogos para a consola. Uncharted: Golden Abyss, ModeNation Racers, Ruin, Little Big Planet e Street Fighter vs. Tekken são algumas das novidades prometidas.



Com ecrã OLED de cinco polegadas, multi-toque e com duas câmaras, a nova consola desfilou pela E3 acompanhada de um novo LCD 3D da marca da consola, também mostrado em primeira-mão no certame.




Na área dos jogos a Microsoft - que também aflorou novidades para o serviço Live da consola - protagonizou um dos anúncios mediáticos da E3, com a apresentação do Kinect Star Wars, que a empresa espera ver transformado num sucesso de vendas, dinamizador do sistema de jogo sem comando, que no ano passado actualizou a consola, o Kinect.

Gear of Wars 3 e Halo (à beira de uma quarta geração) foram também novidades com direito a destaque na apresentação da Microsoft, sendo igualmente apostas fortes na promoção da consola.





Nos jogos vale ainda a pena referir a apresentação da terceira geração do jogo Modern Warfare, que chega às lojas em Novembro. Novas versões de Hitman e Devil May Cry também passaram por Los Angels, onde foram mostrados novos episódios das respectivas sagas, ainda sem data de lançamento alinhada.



Lara Croft também volta à cena com um novo episódio de Tomb Raider, em desenvolvimento para Xbox, PS3 e PC.





Nesta área dos jogos as novidades foram mais que muitas e davam para animar toda uma tarde com pormenores e imagens. Nós no entanto optamos por fechar com uma das propostas que parece ter impressionado mais alguns sites especializados: o BioShock Infinite.



É outra novidade em agenda no mundo dos videojogos, com estreia prevista para 2012 para Xbox 360, PS3 e PCs. A nova sequela acontece numa cidade flutuante, no ano de 1912, deixando para trás o mundo subaquático que até agora tinha servido de pano de fundo ao jogo.



Fica aberta a caixa de sugestões a outras opiniões relativamente a apresentações da E3 que o tenham impressionado ou desinquietado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.