Quer comprar o seu primeiro relógio inteligente, mas está indeciso em relação a que modelo escolher? Ou então já é um “expert” no que toca a smartwatches e está à procura de um novo modelo mais apetrechado para a sua coleção? Seja qual for o seu caso, o SAPO TEK reuniu um conjunto de propostas para o ajudar a encontrar o smartwatch ideal.

Na seleção que preparámos poderá encontrar opções mais “amigas” da carteira que, apesar de terem um preço mais acessível não descuram as principais funcionalidades de um relógio inteligente, além de sugestões mais premium, para não tem tantos limites no seu orçamento e está à procura de um equipamento topo de gama.

Clique nas imagens para ficar a conhecer 8 propostas de relógios inteligentes

O Redmi Watch 2 Lite afirma-se como uma proposta concebida para quem quer comprar o seu primeiro relógio inteligente, contando com um preço mais “em conta” sem descurar das principais funcionalidades de saúde e fitness

O modelo, com autonomia de 10 dias em utilização normal ou 14 horas com uso contínuo com GPS, dispõe de um ecrã tátil de 1,55 polegadas onde são apresentadas as diferentes métricas de saúde, assim como notificações do smartphone, sendo possível personalizar o seu fundo com 100 temas coloridos.

Em destaque estão funcionalidades de monitorização do ritmo cardíaco, níveis de oxigénio no sangue, stress, sono, ciclo menstrual, assim como de treino respiratório.

O relógio inteligente, que é à prova de água até uma profundidade de 5 metros, tem mais de 100 modos de exercício, incluindo 17 profissionais, entre atividades no exterior e interior, sendo possível ativar uma funcionalidade que deteta automaticamente o tipo de exercício realizado.

  • Oppo Watch Free - 84,15 euros (em promoção) – Worten

Criado a pensar em jovens que querem dormir melhor à noite, o Oppo Watch Free destaca-se pelas suas funcionalidades de monitorização do sono, incluindo também o modo OSleep, que permite também obter uma avaliação sobre o risco de ressonar, que pode ser um indicador de síndrome de apneia do sono (SAS), e lembretes para avisar os utilizadores que está na hora de dormir.

O smartwatch, que dispõe de uma bracelete com ajuste respirável, está equipado com um ecrã AMOLED HD de 1,64 polegadas e com uma bateria que promete uma autonomia para até 14 dias. É possível escolher entre mais de 40 mostradores, ou então criar o seu próprio com o AI Outfit Face 2.0.

Além das funções de monitorização de saúde, as suas funcionalidades de treino profissional e fitness, com mais de 100 modos desportivos, são suportadas por um sensor de movimento de seis eixos e sensor ótico de ritmo cardíaco.

O relógio inclui ainda funcionalidades como notificações de mensagens e de chamadas recebidas, rejeição de chamadas, "Encontrar o Meu Telefone" e controlo de reprodução de música.

  • Huawei Watch Fit Mini – 99,99 euros - Auchan

Numa proposta desenhada para o público feminino, o Huawei Watch Fit Mini é um modelo mais leve e fino, com um design retangular e um ecrã AMOLED de 1,47 polegadas, cujo fundo pode ser personalizado consoante os gostos das utilizadoras.

O relógio “herda” as principais características do catálogo de wearables da marca, incluindo a autonomia da bateria, com uma duração até 14 dias de uso normal ou 10 dias em funções mais intensas; carregamento rápido, monitorização de saúde e funcionalidades de fitness.

O Watch Fit Mini suporta monitorização do ritmo cardíaco em tempo real, incluindo funcionalidades como avaliação pós-treinos e sugestões para ajudar as utilizadoras a compreender a sua eficiência durante os exercícios e a condição de saúde. O smartwatch permite também fazer um registo do ciclo menstrual.

No que toca às funcionalidades de fitness, o relógio dispõe de 96 modos de treino e, de acordo com a marca, é capaz de reconhecer automaticamente o tipo de exercício realizado.

O Galaxy Watch 4 da Samsung está equipado com um sensor BioActive, que monitoriza a tensão arterial, lê os batimentos cardíacos e deteta irregularidades, monitoriza o sono e mede o nível de oxigénio no sangue, entre muitos outros indicadores de saúde.

O seu sistema operativo foi criado em parceria com a Google, permitindo aceder às suas aplicações favoritas no seu pulso, de streaming de música a apps de saúde e fitness. O relógio inteligente ajuda a monitorizar dezenas de atividades de fitness e desporto e dá aos utilizadores a possibilidade de aceder às notificações e contactos sem a necessidade de o fazer no smartphone.

O equipamento inclui dois botões laterais que permitem controlar funcionalidades e, para completar, pode ainda fazer gestos com o pulso para ativar funções, tal como atender uma chamada sem premir qualquer botão. Há também várias opções de personalização das pulseiras, concebidas para combinarem com o estado de espírito ou estilo do utilizador.

Este modelo da Huawei é uma versão mais desportiva da terceira geração do GT Pro, feita para quem leva a prática desportiva mesmo a sério.

O relógio, suportado pelo sistema operativo HarmonyOS, conta com certificação IP68 e com um ecrã AMOED de 1,43 polegadas, com mostrador personalizado. No seu interior há uma bateria de 455 mAh com suporte a carregamento wireless, que, segundo a marca, tem uma autonomia de 7 dias em uso intenso ou 14 dias em uso mais moderado.

Entre os sensores que compõem o Huawei Watch GT Runner destacam-se um acelerómetro, giroscópio, barómetro, além de medidores de frequência cardíaca e de oxigénio no sangue.

O relógio conta com o sistema de treino de corrida profissional Huawei TruSport, que oferece uma análise e visão global de múltiplas métricas de exercício, e suporta ainda o emparelhamento com cintos de frequência cardíaca.

Através dele é possível consultar o email, incluindo ainda opções de mensagens instantâneas. O relógio tem suporte a Bluetooth 5.2 e a várias opções de navegação por satélite (GPS, GLONASS e BDS), contando também com um armazenamento interno de 4 GB para instalar aplicações adicionais.

  • Garmin Instinct 2 – 399,99 euros – FNAC

A segunda geração da gama Instinct da Garmin apresenta um design mais leve, numa proposta a considerar para quem aprecia a prática de atividades ao ar livre. A bateria do relógio inteligente pode ser carregada através de energia solar, algo que, segundo a marca, permite aumentar a sua autonomia para várias semanas.

O ecrã monocromático pode ser lido mesmo em condições de forte iluminação e os seus botões estão identificados para facilitar o acesso às diferentes funções. O relógio permite aceder às mensagens e notificações do smartphone, assim como utilizar o sistema de pagamentos Garmin Pay.

Além de funcionalidades de monitorização de saúde, como registo do ritmo cardíaco, sono e outras métricas, o relógio inteligente suporta várias modalidades, de caminhadas, escalada, ski, snowboard, paddleboarding, remo e canoagem.

  • Garmin Venu 2 Plus - 429,90 euros (em promoção) - PCDIGA

O Venu 2 Plus da Garmin dá aos utilizadores a possibilidade de fazerem e atenderem chamadas telefónicas, desde que o smartwatch esteja conectado a um smartphone compatível.

O relógio inteligente é compatível com assistentes inteligentes, permitindo enviar os responder a mensagens, fazer perguntas ou controlar equipamentos domésticos inteligentes, tendo suporte ao sistema de pagamento Garmin Pay. Os utilizadores podem descarregar as suas playlists musicais favoritas para o relógio, num total de 650 músicas.

O smartwatch inclui uma variedade de funcionalidades de monitorização a nível de saúde, incluindo dos batimentos cardíacos, da respiração, dos níveis de saturação de oxigénio no sangue, no nível de aptidão física, do sono, do stress, da idade fisiológica do utilizador. Há também funcionalidades direcionadas a mulheres, como o acompanhamento do ciclo menstrual e da gravidez.

O Venu 2 Plus conta com mais 25 aplicações desportivas à escolha, sendo possível escolher entre mais de 1.400 exercícios diferentes. A sua bateria apresenta uma autonomia até nove dias em modo smartwatch.

De acordo com a Apple, a sua mais recente geração de relógios inteligentes foi feita para resistir às quedas mais aparatosas. A durabilidade foi uma das preocupações da empresa da maçã, que incluiu um vidro reforçado e certificação IPX6, dando ao relógio inteligente mais resistência a água e pó.

O seu ecrã, com dimensões maiores do que versões anteriores, tem menos 40% de moldura do que o modelo Apple Watch Series 6. Além disso, a Apple afirma que o smartwatch é mais rápido a carregar do que a geração anterior, contando ainda uma maior autonomia.

As molduras do Apple Watch Series 7 foram construídas a partir materiais reciclados e os botões do smartwatch também "cresceram" para acompanhar o aumento de dimensão do ecrã.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.