Nem sempre as fichas de electricidade estão à mão para recarregar o telemóvel ou o computador portátil, já para não falar de outros gadgets que são grandes consumidores de bateria, como as consolas de jogos, câmaras fotográficas ou os leitores de música digitais. Quem já passou pelo desespero de ficar sem energia e não ter onde ligar o carregador sabe bem do que falamos.
Por isso hoje propomos-lhe que se liberte da dependência da tomada eléctrica e que recorra às energias alternativas para carregar os seus aparelhos electrónicos. O espírito é ecológico, mas também radical, já que se adequa perfeitamente a actividades ao ar livre.
Há várias propostas no mercado, desde modelos mais simples que simplesmente transferem a energia obtida através do sol, do vento ou do movimento para as baterias dos aparelhos e que muitas vezes são recursos para escassos minutos de carregamento. Mas há outras soluções mais complexas (e mais caras...) que possuem baterias próprias que podem ser carregadas ao longo do tempo, disponibilizando depois a energia suficiente para ser transferida para outro aparelho.
Uma das propostas mais interessantes e completas é a das malas e mochilas Voltaic. Com painéis solares exteriores, estas malas podem acumular a energia para uma bateria que depois é usada como recurso para carregar diversos tipos de gadgets, como iPhone, iPods, Máquinas Fotográficas, GPS ou o computador portátil.
À venda na loja da ErgosTeK, estas mochilas e malas estão disponíveis em vários modelos a partir de 200 euros e já trazem vários adaptadores para os diferentes aparelhos a carregar.
[caption][/caption]
Mais sofisticada e pouco adequada para actividades radicais, a Power Purse foi criada por uma estudante e está à venda nos Estados Unidos por cerca de 300 euros, mas não é fácil encontrá-la em lojas online....
É vendida com os acessórios certos para carregar telemóveis, leitores de MP3 e outros aparelhos, mas o mais difícil vai ser fazê-la combinar com os sapatos. Já para não falar dos hábitos "territoriais" de quem usa este tipo de acessórios, porque as actividades ao ar livre não combinam com este estilo e dentro de lojas há pouco sol ...
[caption][/caption]
A ErgosTek tem também outras alternativas de carregamento à venda na sua loja online. O Solio é uma delas, tirando partido de três painéis que podem ser alargados ou "arrumados" consoante a necessidade.
A ErgosTek garante que a bateria interna armazena e mantém a energia até ao máximo de um ano. Quando completamente carregado fornece energia para carregar mais do que uma vez um telemóvel ou utilizar um leitor de MP3 durante 20 horas.
Custa quase 80 euros mas ganha na portabilidade, possuindo uma ventosa para o colar a uma janela ou ao pára-brisas do carro. O pacote já traz um kit com diversos conectores compatíveis com a maioria dos aparelhos.
[caption][/caption]
Na mesma linha, o Free Loader usa painéis solares para carregar uma pequena bateria que também pode armazenar energia recolhida de uma tomada eléctrica. Segundo os fabricantes, depois de carregada, pode dar alimentação que permite a um iPod funcionar por 18 horas, uma PSP por 2,5 horas ou um telemóvel por 44 horas.
Custa cerca de 40 euros e pode ser encontrado em várias lojas online (mais uma vez deve adicionar as taxas de portes e outras a este valor)
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Há ainda acessórios que pode usar para manter os painéis sempre virados para o sol, mesmo enquanto escala montanhas ou faz longas caminhadas ou Sky. O kit Globetrotter já vem com um supercarregador que acelera o Freeloader, carregando-o com apenas 4 horas de sol. Custa cerca de 70 euros mas não é difícil perceber a sua utilidade em situações mais radicais.
Para quem viaja ao ar livre e tem pouco espaço na mala, os rolos solares da Brunton são uma proposta bastante transportável, e estão disponíveis em três tamanhos que se adequam a diferentes necessidades de carregamento. O SolarRoll que é mais adequado ao carregamento de portáteis tem uma capacidade de 14 watts e pode fazer o carregamento completo da bateria em 5 a 10 horas.
Podem ser comprados online e os preços variam entre os cerca de 200 e 600 euros.
[caption][/caption]
[caption][/caption]Nem sempre resolve, mas às vezes também ajuda recarregar pilhas para usar, por exemplo, em máquinas fotográficas. A Violetta solar carrega duas pilhas AA mas também permite ligar através de uma porta USB ao telemóvel ou a outro aparelho, usando os conversores apropriados.
Custa cerca de 52 euros, aos quais devem acrescentadas taxas de porte.
À falta de sol, a energia eólica é também uma alternativa ecológica. O HY Mini Deluxe é uma pequena turbina que também tem um carregador integrado e vai acumulando a energia do vento para depois a usar noutros aparelhos.
Também à venda através da ErgosTeK, custa perto de 70 euros.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários