O Eee PC 701 tem conhecido um sucesso considerável nos mercados onde está disponível, logo desde a sua apresentação na edição de 2007 do certame COMPUTEX, que decorre anualmente em Taipei, Taiwan, seguida da disponibilidade geral nalguns mercados restritos, em Outubro de 2007.




Para o sucesso do portátil de baixo custo da Asus, contribuíram diversos factores, incluindo a exposição mediática e popularidade de outro projecto ultra-portátil, o XO-1, da fundação OLPC, este sem quaisquer objectivos comerciais e dirigido eminentemente para uma implementação em parceria com os órgãos governamentais de diversos países de terceiro mundo ou em vias de desenvolvimento.




Apesar de não estar prontamente disponível para a maior parte do público consumidor ocidental, o XO-1 permitiu consciencializar fabricantes e utilizadores para um nicho de equipamentos cujo principal atractivo é a mobilidade e o baixo preço, sem sacrificar o formato reconhecível do computador portátil, integrando ecrã e teclado numa única solução de reduzidas dimensões, com acesso Internet e sistema operativo completo.




A Asus foi uma das primeiras fabricantes a chegar ao mercado com um produto que correspondia às expectativas dos consumidores, já com um preço final ligeiramente acima do originalmente anunciado, mas, mesmo assim, bastante mais baixo que qualquer oferta portátil à altura.




Após quase um ano de comercialização noutros países, o Eee PC 701 deverá estar em breve disponível em Portugal, já a partir de dia 25 de Junho, na versão com 4GB de memória e com os sistemas operativos Linux Xandros e Microsoft Windows XP em opção, a partir de 299 euros.



http://imgs.sapo.pt/gfx/451182.gif

Na COMPUTEX deste ano, que decorre de 3 a 7 de Junho, em Taipei, Taiwan, esperam-se igualmente bastantes novidades para o pequeno portátil da Asus, incluindo a adopção de processadores Intel Atom, suporte para WiMax e novos tamanhos de ecrã, bem como um design renovado.




Eee PC 900




O Eee PC 900, recentemente lançado no mercado asiático e norte-americano, representa a evolução mais natural do Eee 701 original, acrescentando um ecrã de 8,9 polegadas com resolução de 1024 por 600 pixéis e um volume de armazenamento de 20GB, mantendo, todavia, o design popularizado pelo modelo anterior.




Para além do ecrã e armazenamento mais amplos, o modelo 900 destaca-se igualmente pela integração de um trackpad multi-toque, suportando introdução de gestos e uma câmara web de 1,3 megapixéis. O processador mantém-se o mesmo do modelo 701, um Intel Celeron-M ULV 353 a 900MHz, desta vez sem limitação da velocidade.




O Eee PC 900 é vendido nos Estados Unidos por 549 dólares, cerca de 353 euros.



http://imgs.sapo.pt/gfx/451183.gif

Eee PC 901




O modelo 901 deverá ser uma das estrelas da apresentação da Asus em Taipei, contando com um processador Intel Atom a 1,6GHz e 1GB de RAM, chassis redesenhado, bluetooth e a possibilidade de suporte para ligações de dados WiMax. As versões pré-instaladas com Windows XP deverão contar com um volume de armazenamento SSD de 12GB, enquanto que as versões Linux terão acesso aos mesmos 20GB do modelo 900.




O Eee PC 901 deverá ainda apresentar um peso ligeiramente superior aos modelos anteriores, com cerca de 1,14 quilos, mantendo o ecrã de 8,9 polegadas e resolução de 1024 por 600 pixéis.




De momento não existem quaisquer dados relevantes sobre disponibilidade ou preço.



http://imgs.sapo.pt/gfx/451184.gif

Eee PC 1001




O rumorejado modelo com ecrã de 10 polegadas poderá ser o convidado mistério da Asus na COMPUTEX. Não existem quaisquer dados sobre o portátil ou se de facto será apresentado no certame.



http://imgs.sapo.pt/gfx/451185.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.