[caption][/caption]
As alterações são várias, umas mais visíveis do que outras, mas quando descarregar o novo iOS 7 para o seu iPhone, iPad ou iPod Touch a utilização será instantaneamente familiar, sem obrigar a qualquer reaprendizagem, garante a fabricante da maçã.
"O seu ecrã inicial continua a ser o seu ecrã inicial, por exemplo, só que agora tira maior vantagem do ecrã Retina. Mas vai usá-lo da mesmíssima maneira", escreve a Apple online, numa das muitas referências à nova versão do seu sistema operativo móvel.
[caption][/caption]
As maiores mudanças registam-se a nível do design, que pretende ser "mais simples e arejado", mas também mais funcional e colorido. Para tal, a Apple mexeu numa série de recursos e introduziu alguns elementos.
Para começar, a redefinição da tipografia, agora mais "fina", refletida em toda a experiência de utilização, além da adoção de uma nova palete específica de cores. Foi igualmente feito um redesenho de todos os ícones nativos, com base num sistema "grid", explica a Apple.
Se era fã do "pano de mesa" verde da aplicação de jogos, dos acabamentos em cabedal do bloco de notas ou das prateleiras em madeira do quiosque de revistas é capaz de ficar desiludido.
Se, pelo contrário, dispensava tais "pormenores", pode ser que as alterações feitas lhe agradem. Na imagem abaixo, tem oportunidade de comparar, "taco a taco", o atual iOS 6 e o futuro estilo iOS 7.
[caption][/caption]
As transparências e as animações entre as imagens são outra das grandes apostas da Apple na nova versão do seu sistema operativo móvel. Tais características pretendem dar "dimensão" ao ecrã, ou como a própria fabricante diz, várias dimensões.
A empresa agora gerida por Tim Cook aposta em várias camadas que criam essa sensação de maior profundidade, mas que também servem para ordenar os ícones e estabelecer hierarquias.
[caption][/caption]
Com as alterações introduzidas, os planos de fundo vêem-se e movem-se ligeiramente consoante mexemos o telefone ou o tablet, atrás dos elementos mais frontais. Um bom exemplo é a renovada aplicação de meteorologia, com os seus fundos animados.
Além das alterações no modo de funcionamento e de apresentação de algumas funcionalidades, o iOS 7 introduz novas aplicações como o Control Center, um painel que surge quando arrastado a partir do fundo do ecrã e que dá acesso instantaneo às principais tarefas, comandos e definições do dispositivo.
Há também um Notification Center, onde ficam registados todas as interações ou tentativas de interação em termos de comunicações, como emails recebidos, chamadas perdidas, tarefas pendentes, etc. Conte ainda com acesso à nova iTunes Radio ou com o centro de partilhas Airdrop.
[caption][/caption]
"Por si só, estes podem não ser detalhes que fossem logicamente exigidos ou esperados, mas combinados oferecem uma relação mais harmoniosa entre elementos individuais e contribuem para uma melhor e mais agradável experiência num todo", diz a Apple acerca das alterações introduzidas com a chegada do iOS7.
Fique com o vídeo onde a Apple fala da nova versão do sistema operativo móvel na primeira pessoa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários