Olhando para o calendário, já estamos no outono, mas se formos à janela, aquilo que se observa é um sol convidativo a bons passeios pelo campo ou à beira do mar, mantendo as vestimentas de verão. Mas também tem ocorrido alguns aguaceiros, tornando a paisagem em tons mais pesados, mas igualmente belíssimos. São momentos que transformam a natureza e a paisagem, valendo a pena serem registados.

O smartphone já se tornou um companheiro incontornável para captar momentos inesquecíveis, bastando tirar do bolso quando deteta uma paisagem ou algo inesperado que quer manter. E por isso, deverá ter um smartphone com a melhor câmara fotográfica possível, capaz de registar as imagens com as cores e detalhes, tal como as observa a olho nu.

Hoje o SAPO TEK reuniu alguns dos smartphones com as melhores câmaras do mercado, que continuam a liderar as tabelas de benchmark. Smartphones para utilizadores dispostos a pagar pelo seu valor premium, sendo topos de gama das respetivas marcas, mas também a apontar o estado de arte deste tipo de câmaras fotográficas, que prometem ameaçar o mundo das DSLR nas preferências dos utilizadores.

Se procura um smartphone para gravar vídeo, recentemente o SAPO TEK reuniu os modelos preparados para registar imagens tanto em 4K como já em 8K.

Veja na galeria os smartphones com melhores câmaras fotográficas:

1 – Xiaomi Mi 11 Ultra – 1.199 euros – Loja Mi Portugal

A linha principal Mi da Xiaomi continua a dar cartas no que diz respeito à qualidade e tecnologia introduzida nas suas câmaras fotográficas. E existem poucos smartphones que consigam meter o respeito que o seu módulo de câmaras fotográficas apresenta na sua traseira. A própria marca diz que este modelo procura fazer frente às câmaras DSLR do mercado.

E isso deve-se ao trio de sensores que compõem o seu módulo, começando pelo primário de 50 MP, com uma equivalência de 24 mm e uma abertura de obturador f/1.95, sistema de Dual Pixel Pro AF e ainda estabilizador ótico de imagem (OIS). Tem uma lente ultra grande angular de 48 MP e uma tele de 48 MP, equivalente a uma lente de 120 mm, obturador f/4.1 e OIS. O módulo é ainda composto por um sensor de temperatura de cor multiespectral e ainda ToF (Time of Flight) garantindo imagens com imagens de fundo mais profundas.

2 – Huawei Mate 40 Pro+ (versão Mate 40 Pro por 1.249 na loja Huawei Portugal)

Em Portugal não está disponível esta versão “+” do Huawei 40 Pro, mas é esse mesmo Plus que faz a diferença no hardware da câmara, tornando-o um dos melhores equipamentos no mercado. As diferenças são importantes, incluindo a estabilização ótica (OIS) na versão Plus, assim como uma maior abertura no seu campo de visão. De resto, os sensores são equivalentes.

O equipamento tem uma câmara principal de 50 MP, com um sensor equivalente a 23 mm e uma abertura de obturador de f/1.9 com OIS. Um sensor ultra grande angular de 20 MP e um maior campo de visão equivalente a 18 mm (a versão normal tem 14 mm), embora uma abertura mais lenta do obturador de f/1.8 contra os f/2.4 da versão Pro. Já o sensor telescópico é onde vai encontrar a maior diferença. A versão Pro tem capacidade de zoom de 5X. O Pro+ divide-se em duas câmaras, começando por zooms curtos pela lente de 12 MP e zoom de 3X, mas para maiores distâncias é ativado o módulo de 8 MP com a capacidade de zoom de 10X.

3 – Apple iPhone 13 Pro e Pro Max – 1.299 e 1,399 euros - FNAC

Considerando que ambos os modelos Pro da família iPhone 13 têm o mesmo setup de câmaras fotográficas, deve optar um ou outro pelas restantes características, nomeadamente o tamanho do ecrã. Os novos modelos apresentam um módulo com três sensores, todos eles de 12 MP.

O principal tem um equivalente a uma lente de 26 mm, com uma abertura de obturador de f/1.5, estabilizador de imagem ótico OIS e ainda tecnologia Dual Pixel AF. O sensor ultra grande angular tem uma equivalência de 13 mm, com obturador f/1.8, PDAF e macro de 2 cm. Por fim, o sensor tele equivale a 77 mm, com obturador f/2.8 e OIS. O módulo conta ainda com sensor 3D.

4 - Oppo Find X3 Pro 5G – 1.049 euros – Media Markt

O modelo da Oppo apresenta um módulo de câmaras fotográficas traseiro composto por quatro sensores. O principal é um sensor Sony IMX 766 de 50 MP, com um obturador f/1.8 com PDAF e OIS. A lente ultra grande angular também tem o mesmo sensor da Sony, mas com um obturador f/2.2 e um campo de visão de 110,3º suportado por PDAF.

Para alcançar os cenários mais longínquos, o equipamento conta com uma lente telescópica com um sensor de 13 MP, mas para obter todo o detalhe dos objetos próximos, tem um sensor microscópico de 3 MP, com capacidade de aumento de 60x e com obturador f/3.0.

O Oppo Find X3 Pro completa-se com um LED em flash no módulo, assim como um sistema de deteção de luz ambiente ou quando a iluminação está intermitente.

5 – Vivo X60 Pro 5G – 749 euros – Amazon

O modelo da Vivo destaca-se pelo design feito em colaboração com a ZEISS, especialista em imagem, que procura introduzir nos smartphones a qualidade das suas lentes das câmaras convencionais. Por outro lado, a marca trabalhou no sistema de estabilização de imagem, apresentando a tecnologia gimball 2.0 na sua lente principal de 48 MP, um sensor Sony IMX 598.

O módulo tem ainda um modo de retrato profissional, com uma lente de 13 MP e com capacidade de distância focal de 50 mm. Por fim, oferece uma lente super grande angular de 13 MP, capaz de oferecer imagem panorâmicas até um ângulo de 120º.

6 - Samsung Galaxy S21 Ultra 5G – 1.179 euros – Loja Samsung

A qualidade das fotografias sempre foi uma das prioridades dos smartphones topo de gama da Samsung. Começando pelo seu sensor primário de 108 MP, este tem uma equivalência de 24 mm, com uma abertura de obturador de f/1.8, suportando estabilizador ótico OIS e PDAF. Tem uma ultra grande angular de 12 MP, com equivalência de 13 mm, abertura de f/2.2 e suporte a tecnologia dual-pixel AF.

O smartphone salienta-se ainda pela presença de dois sensores tele de 10 MP. O primeiro equivale a uma lente de 72 mm com f/2.4 e o segundo a 240 mm e abertura f/4.9, ambos com tecnologia dual-pixel AP e OIS.

De salientar que optamos por listar o S21 por ser o modelo mais recente e talvez o mais fácil de encontrar. É que em termos de performance, segundo os especialistas da DXoMark, o modelo ficou atrás do seu antecessor, o S20, pelo que deve considerar na decisão de compra. No entanto, não deixa de ser um dos melhores equipamentos para captar fotografia do mercado.

7 - OnePlus 9 Pro – 879 euros – FNAC

A OnePlus estabeleceu uma parceria com a Hasselblad naquela que foi a missão de elevar a fotografia mobile a um próximo patamar. O OnePlus 9 Pro oferece um módulo de quatro câmaras, incluindo um sensor monocromático e a capacidade de gravar vídeo a 8K, tal como outros modelos aqui listados.

O sensor principal é de 48 MP, equivalente a uma lente de 23 mm, f/1.8 e suporte para PDAF e OIS. A sua ultra grande angular é de 50 MP equivalente a uma lente de 14 mm, f/2.2. Tem ainda um sensor Tele de 8 MP, equivalente a 77 mm e um obturador f/2.4, assim como OIS. Por fim, conte ainda com um sensor monocromático de 2 MP.

8 – Huawei P50 Pro (ainda não disponível em Portugal)

O P50 Pro da Huawei continua a ser o líder da tabela do smartphone com a melhor câmara fotográfica de benchmarks como o DXoMark. Apesar do smartphone ter sido lançado sem os Google Services, devido às sansões impostas pelos Estados Unidos, o novo sistema operativo HarmonyOS da fabricante chinesa garante as ferramentas necessárias para fazer o smartphone brilhar. De notar que o smartphone apenas foi lançado no mercado chinês, ainda sem data para o ocidente.

No que diz respeito à sua configuração de câmaras fotográficas, as suas lentes cobrem todos os espectros das necessidades dos utilizadores. A seu sensor principal tem 50 MP, com o equivalente a uma lente de 23 mm e uma abertura de obturador de f/1.8, suportado por estabilizador ótico de imagem (OIS). Tem ainda um sensor monocromático de 40 MP, equivalente a uma lente de 26 mm e um obturador F/1.6.

O smartphone tem soluções para quem tanto quer captar paisagens, com a sua ultra grande angular de 13 MP, assim como quem deseja captar à distância, com a sua tele de 65 MP, equivalente a 90 mm e com OIS. O conjunto é ainda completo com um sensor multiespectral. Seja para registar interiores ou paisagens, este é provavelmente a melhor câmara de um smartphone no mercado, segundo os testes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.