Para a consola, para o computador, para o smartphone… Para ficar completamente rendido às maravilhas da realidade virtual vai precisar de um headset à altura dos conteúdos que já estão e vão ficando disponíveis, dos jogos aos vídeos. Mas qual é afinal o principal atrativo dos óculos que trazem esta tecnologia até à nossa sala de estar?

Acima de tudo, o realismo. É a capacidade de simular situações da forma mais realista possível que caracteriza melhor o que um par de óculos de realidade virtual pode fazer. E não é de todo “justo” usarmos o termo óculos para apelidar este acessório, visto que se trata na verdade de um headet que é uma verdadeira peça de tecnologia extrema.

Isto porque inclui ecrã de alta definição, mostra capacidade para emitir som também em HD, comunica perfeitamente com os periféricos que fazem parte do pack (e com os dispositivos de onde nos chegam os conteúdos originais) e, hoje mais do que nunca, torna a experiência mais confortável e acessível que nunca.

Quanto aos tipos de utilização, existem headsets de realidade virtual pensados para um uso com o computador, sendo que nestes casos é preciso que a máquina inclua uma placa gráfica compatível com a tecnologia causa. E há os modelos destinados a fazer equipa com o smartphone, que, regra-geral, dispensam os fios de ligação.

Como os jogos se sobrepõem ao vídeo nas utilizações relacionadas com entretenimento doméstico, não podemos esquecer que também as consolas têm uma palavra a dizer no campo da realidade virtual. Aqui, é o headset PlayStation VR, campeão de vendas, que mais representa este tipo de acessórios.

Mas são várias as marcas que apostam forte no desenvolvimento de headsets de realidade virtual (à medida que outras resolvem continuar fora do segmento): HTC, Oculus, Samsung, Lenovo, Google… Espreite a galeria acima e fique a conhecer os modelos que mais reúnem consensos e atenções nos tempos que correm; se decidir experimentar a tecnologia, decerto que há uma solução à medida das suas “necessidades virtuais”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.