Sem dúvida que o Menu de Início dá bastante jeito, sobretudo ao nível da pesquisa e do acesso aos programas mais usados e instalados recentemente. Mas a navegação e o modelo dos ícones dinâmicos também acabou por conquistar utilizadores nos últimos anos. E por estes motivos o Windows 10 acaba por fazer uma fusão dos dois conceitos.

O mais recente sistema operativo da Microsoft - e o último, garante a tecnológica - volta a apostar claramente no ambiente desktop. Mas não deixa de lado o ambiente mobile, antes pelo contrário. A componente mobile do Windows 10 está reforçada, está mais dinâmica e mais inteligente.

Quem usar o Windows 10 num computador All-in-One, por exemplo, vai ter acesso a toda a experiência Windows. Mas quem tiver um portátil 2-em-1 poderá ter uma experiência mais dinâmica, passando rapidamente da versão desktop para a versão mobile através do modo Continuum.

E para quem procura estas duas dinâmicas do Windows, ficam aqui dez exemplos de dispositivos que deve considerar:

 
Os dispositivos podem apresentar imagens do Windows 8 por terem sido lançados ainda antes da disponibilização do Windows 10

Destaque para o facto de não ter sido dada grande relevância às especificações técnicas. Isto porque o utilzador consegue ter acesso a esta experiência num portátil mais modesto e com processador mobile, como tem quase a mesma experiência se estiver a usar um portátil de gaming todo poderoso.

O desempenho, esse, será depois diferente. Mas a verdade é que por preços acessíveis - a começarem nos 250 ou 300 euros - já é possível encontrar algumas máquinas que exploram o dinamismo do Windows 10.

Os próprios tablets vão permitir esta dinâmica, mas acabam por também não garantir a melhor experiência desktop - tal como os AiO não garantiam para a parte mobile.

Este é um aspeto que vale a ter em conta na aquisição do seu próximo dispositivo Windows. Defina o seu perfil de utilizador, pense se gostaria de ter o sistema operativo apenas como companheiro de secretária ou como “ajudante todo-o-terreno” e invista no que lhe garantir a melhor experiência de acordo com os seus parâmetros de exigência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.