No dia em que a CeBIT abre as portas ao público, podemos já contar com algumas novidades a nível de equipamentos. Na enorme diversidade de produtos que já foram e irão ser apresentados, identifica-se claramente a gradual banalização de hardware complexo e funcionalidades geralmente consideradas mais exclusivas, para uma gama de produtos mais facilmente acessível por todos os consumidores.

Samsung P200

Agora que a moda dos ultra-portáteis já parece ter sido aceite pela maior parte dos principais fabricantes, podemos esperar uma gradual "democratização" do segmento, anteriormente reservado a carteiras ultra-recheadas. Com o MacBook Air a começar nos 1.700 euros e o mais recente Lenovo X300 ainda mais acima, a proposta ultra-portátil da Samsung, o P200, torna-se ainda mais atraente, com um preço de venda ao público de cerca de 999 euros.

O P200 inclui já os processadores Intel da geração Penryn, com a mais valia de que, numa decisão sensata, os engenheiros responsáveis pelo portátil optaram por hardware gráfico dedicado, neste caso uma ATI Radeon Xpress 1250, em vez dos GPUs partilhados que é comum encontrar neste segmento.

O ecrã do P200 é de 12,1 polegadas, com uma resolução de 1280 por 800 pixéis, encimado por uma webcam integrada de 1,3 Megapixéis. A nível de comunicações, o pequeno portátil (com quase 2Kg) conta com 2 portas USB, uma PCI Express, leitor de cartões de memória 6-em-1, Bluetooth e Wi-Fi. Apesar do hardware, a bateria do P200 tem um tempo de utilização útil de cerca de 3 horas.

O P200 deverá estar disponível na Europa durante as próximas semanas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447188.gif

Asus Eee PC 900

O Eee PC da Asus é a face comercialmente mais visível do espectro low-cost de computadores portáteis. O objectivo deste segmento não são as performances estonteantes, nem a estética arrojada, mas antes a possibilidade de se usufruir de uma máquina adequada às necessidades básicas da maior parte dos utilizadores, por um preço relativamente reduzido.

Neste segmento, o Eee PC tem sido, internacionalmente, um verdadeiro sucesso de vendas e embora a comercialização em Portugal não seja ainda uma realidade, segundo representantes da Asus Ibérica, estará para breve.

Este novo modelo do Eee vem tirar um pouco do ar de brinquedo do pequeno portátil, com um ecrã substancialmente maior, de 9 polegadas, que agora ocupa a quase totalidade da moldura de ecrã. Para além do ecrã maior, esta nova versão conta com um aumento da memória RAM do modelo de base, agora com 1GB. A memória Flash incorporada começa nos 8GB, até aos 12GB.

O preço do Eee PC 900 reflecte necessariamente os incrementos efectuados, com um aumento de 100 euros em relação ao modelo 701 comparável, para um preço final de 399 euros, pelo menos na Alemanha, onde já é comercializado há algum tempo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447193.gif

TomTom GO 930T e 730T

A TomTom apresentou novos terminais GPS para automóveis, incorporando as mais recentes funcionalidades de navegação da empresa, como o IQ Routes, que permite basear a navegação num histórico de velocidades registadas em diferentes rotas, em vez de ter apenas em conta as velocidades máximas permitidas e o Advanced Lane Guidance, uma optimização visual da mudança de faixas, particularmente útil em vias complexas e com muitas saídas de faixas exclusivas.

Ambos os modelos contam com um ecrã de 4,3 polegadas, de 480 por 272 polegadas e processador de 400MHz. O modelo 930T conta com um acelerómetro incorporado, para manter a rota em casos de ausência de sinal GPS.

O GO 930T e GO 730T deverão estar disponíveis a partir de Abril, sem qualquer informação de preço.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447194.gif

Nokia 6124 Classic Vodafone

A Nokia não quis deixar de apresentar algumas novidades na CeBIT, mesmo sem presença própria, através dos seus parceiros Vodafone e T-Mobile. Ambas as operadoras apresentaram telemóveis Nokia exclusivos, o 6650, para a T-Mobile e o 6124 Classic, para Vodafone. Ambos os terminais contam com o sistema operativo Symbian da série 60 e velocidade de transmissão de dados 3,5G.

O Nokia 6124, que deverá estar disponível em Portugal, pela Vodafone, a partir do segundo trimestre deste ano, apresenta um formato candybar de pequeno perfil.

Sendo um terminal S60, possui já algumas funcionalidades bastante avançadas, incluindo capacidade de recepção e envio de email, leitor de MP3 incorporado e câmara de 2 Megapixéis. Com a integração das velocidades de dados HSDPA, o 6124 torna-se também uma plataforma adequada para navegação na internet, no próprio dispositivo. O Preço não foi ainda anunciado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447195.gif