Com a fatura da eletricidade em Portugal a prometer aumentos já em 2013 e as habitações pejadas de gadgets e equipamentos eletrónicos, os medidores de energia podem bem ser a solução para ajudar a reduzir o consumo de eletricidade em casa, ou mesmo numa empresa.


Desde pequenos aparelhos que simplesmente se ligam a uma determinada tomada, a sistemas que permitem a monitorização em tempo real dos consumos - no local, através da Internet ou usando um smartphone - a oferta deste tipo de soluções vai crescendo, também à custa de uma "crise" que, em termos práticos, leva os utilizadores a procurar novas soluções para poupar.


Apesar de existirem desde o século passado, apenas há alguns vários anos os medidores de energia elétrica começaram a surgir nas grandes superfícies em quantidade razoável, saindo do leque de uma espécie de produtos esotéricos para o consumidor comum, só ao alcance de especialistas.


Atualmente, uma visita a qualquer loja de bricolage ou grande superfície de eletrónica de consumo permite encontrar alguns dispositivos para medir o consumo de eletricidade. Estão disponíveis versões com ficha e tomada elétrica que servem de pass trought de energia; extensões de tomadas que permitem medir os consumos dos equipamentos a elas ligados; e versões mais complexas que incluem routers sem fios e ligação direta à Internet.


O TeK foi à procura das versões mais simplificadas destes medidores de energia elétrica e mostra-lhe as principais características, bem como o quão úteis podem ser para poupar dezenas (ou centenas) de euros ao longo de um ano.


Velleman NETBSEM4…

O Velleman NETBSEM4 é uma solução sem fios, para quem não pretende deslocar os móveis cada vez que quer consultar a informação dos consumos. Em termos práticos, fornece informações sobre o consumo em watts de um determinado equipamento, mesmo quando está em uso, convertendo-o para valores em euros.


[caption]Montra TeK - medidores - Velleman NETBSEM4[/caption]

A partir do consumo apurado, o dispositivo principal pode fazer projeções de consumos para um mês ou um ano, por exemplo, mostrando quer o consumo total de energia prevista, quer os valores a pagar. Tudo isto mantendo um histórico agregado de consumos, para que o utilizador possa fazer comparações.


O NETBSEM4 é composto por dois emissores sem fios que se ligam à tomada elétrica, bem como por uma pequena unidade central que serve de comando remoto, com ecrã, que mostra os valores e permite a introdução de dados por parte do utilizador. O sistema suporta até cinco emissores ligados e garante o funcionamento wireless até 100 metros de distância - valores em "campo aberto".


… e Velleman NETBSEM5

[caption]Montra TeK - medidores - Velleman NETBSEM5[/caption]

Esta solução mais simples e económica da Velleman assunta num único dispositivo integrado, com ecrã e unidade de processamento da informação, que pode ser ligado diretamente a uma tomada.


O aparelho pode funcionar dedicado a um único equipamento, ou calcular o consumo de vários aparelhos, quando ligados a uma extensão de três ou mais tomadas, por exemplo. No entanto, no segundo caso os valores apurados serão sempre os do conjunto dos equipamentos…


Além de medir os consumos instantâneos e acumulados de energia, bem como de os converter em euros, esta versão fornece ainda informações sobre voltagem, potência real dos aparelhos e frequência a que funcionam, por exemplo, dando ao utilizador a possibilidade de escolher o tipo de informação a mostrar no ecrã.


Efergy Socket

Esta proposta da Efergy é uma alternativa ao modelo anterior da Velleman, através de um dispositivo "tudo-em-um", que se liga diretamente à tomada elétrica e que permite fazer a medição em tempo real dos consumos de eletricidade de um determinado aparelho.


[caption]Montra TeK - medidores - Efergy Socket[/caption]

Equipado com um ecrã de quatro linhas, que mostra em simultâneo as horas de medição, o consumo em Watts e a conversão para euros dos consumos apurados, o Socket disponibiliza sete modos de funcionamento, cuja visualização permanente o utilizador pode definir.


O Modo 1 indica a potência (Watts) e o custo total do consumo; o Modo 2 mostra o consumo agregado e o número de dias; o Modo 3 a tensão e a frequência de funcionamento dos equipamentos; o Modo 4 a corrente (Amperes) e o fator de potência; com os restantes três modos a mostrar, respetivamente, os níveis mínimos e máximos de potência, bem como os custos totais com a eletricidade.


Efergy e2 2.0

[caption]Montra TeK - medidores - Efergy e2 1-0[/caption]

Para os utilizadores mais versados em questões de eletricidade, a Efergy disponibiliza também um sistema mais avançado, baseado num sensor que se liga ao quadro elétrico, num emissor sem fios com alcance de 40 metros e numa espécie de consola compacta, que agrega todo o controlo da solução e as informações apuradas.


Mais do que se limitar a medir os consumos e a convertê-los em euros, esta solução permite a ligação a um computador pessoal e a análise dos dados numa aplicação específica e gratuita - denominada eLink - dando ao utilizador um cenário mais pormenorizado dos consumos.


[caption]Montra TeK - medidores - Efergy eLink[/caption]

Por exemplo, é possível programar o sistema para executar cálculos com base em determinadas tarifas (bi-horária, tri-horária e normal), criar quadros de consumo à hora, ao dia, à semana, ao mês ou durante um período especificado pelo utilizador, convertendo estes dados em várias moedas.


Avidsen 103353

Esta solução da francesa Avidsen surge através de uma proposta simples e "low-cost", normalmente possível de encontrar em grandes superfícies de produtos de bricolagem, criada a pensar nos utilizadores que simplesmente pretendem ter uma noção dos gastos e respetivos custos de um determinado aparelho, durante determinado período de tempo.


É um dispositivo "tudo-em-um" que se liga à tomada elétrica, e que inclui um pequeno ecrã LCD de três linhas, que fornece informação sobre vários tipos de medições: potência, consumo de energia, tempo total de utilização, custo horário e custo total.


[caption]Montra TeK - medidores - Avidsen[/caption]

Apesar da simplicidade das características, o Avidsen 103353 está preparado para funcionar com base em instalações elétricas com modo bi-horário, permitindo ao utilizador definir as horas e os respetivos custos da potência contratada.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Este artigo foi originalmente publicado a 28 de novembro de 2012.