As últimas semanas têm sido de apresentação de novidades para os principais fabricantes de soluções de segurança. As marcas têm feito desfilar as novidades que integram os seus pacotes de soluções para 2012. Graficamente, é um traço comum às diversas propostas a aposta em melhorias de interface e simplificação da experiência de navegação.


A nuvem é outra aposta comum nas mais recentes versões das soluções de segurança que nas últimas semanas têm sido apresentadas no mercado. As fabricantes tiram partido do conceito para entregar serviços de monitorização, armazenamento ou gestão das suas soluções a partir de qualquer máquina, desde que exista uma ligação à Internet.



A Symantec apresentou ontem a suite de produtos de segurança para 2012. A empresa está entre as que aposta forte numa nova interface do produto, que simplifica a experiência de utilização. Uma mudança que fica patente em todo o produto e desde logo no novo ecrã de inicialização.



Entre as novidades contam-se ainda um sistema de gestão na nuvem que permite gerir os diversos produtos Norton subscritos pelo utilizador a partir de uma mesma localização, via browser. A partir desta funcionalidade é possível adicionar produtos, gerir definições de segurança e atualizar subscrições, o que permite, por exemplo, corrigir problemas à distância.



A partir da nuvem passa também a ser possível guardar as passwords. A ideia é oferecer ao utilizador a possibilidade de registar num local seguro as suas diversas passwords. Este serviço de Identidade Segura tem uma password mestra que passa a ser a chave para gerir um conjunto de outras senhas, utilizadas em diversos serviços.



Outra novidade da versão 2012 é o Download Insight, que tem como objetivo ajudar a melhorar a experiência de navegação no browser, tornando-a mais segura. A funcionalidade verifica cada ficheiro descarregado, antes da instalação. Fornece ainda informação sobre a estabilidade da aplicação no seu ambiente, informação que tira partido dos dados relativos à experiência de outros utilizadores.



Nas melhorias também se destaca a tecnologia Sonar, que monitoriza aplicações ativas à procura de comportamentos suspeitos. Já na quarta geração, o motor está mais apurado que nunca, garante a fabricante.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os dispositivos móveis são uma aposta da Symantec que lança no próximo mês em Portugal a versão do Norton para Android. Primeiro chega a versão para smartphones e no mês seguinte é lançada a versão para tablets, optimizada para as dimensões dos dispositivos desta gama. Na versão móvel vale a pena destacar o sistema anti-roubo, que permite bloquear remotamente, através da web, um dispositivo roubado e apagar toda a informação que este contém.



O Norton Internet Security 2012 custa 79,99 euros nas lojas portuguesas, enquanto a versão antivírus é comercializada por 44,99 euros. A nova linha para Windows é 17 por cento mais rápida no arranque, 24 por cento mais rápida na cópia de ficheiros e 30 por cento nas análises.



Kaspersky em modo hibrido

Seguindo a tendência generalizada, também a Kaspersky aposta numa combinação nuvem/PC para chegar à oferta 2012 que, no mercado de consumo, se reparte pelo antivírus e pelo Internet Security. A base de mais de 70 milhões de utilizadores de soluções Kaspersky espalhados pelo mundo ajudam a melhorar a capacidade preditiva das soluções da empresa.


Nesta edição 2012 a Kaspersky aposta essencialmente em melhorias a funcionalidades existentes. Por exemplo, o System Watcher, que até agora permitia bloquear a ação de software malicioso, passa também a permitir reverter as alterações que este provocou. O URL Advisor passou a avisar também sobre conteúdos sensíveis, saindo do âmbito mais restrito dos vírus.


As soluções da fabricante também apostam na melhoria dos mecanismos que permitem monitorizar a reputação de ficheiros no computador local, obtendo informações como a distribuição geográfica do ficheiro e nível de confiança que lhe foi atribuído.



A nova interface também é uma aposta das edições 2012 dos produtos de segurança da empresa russa, tal como as melhorias ao nível da performance do produto e do impacto nas ações do utilizador, durante o funcionamento da solução.


Nesta versão 2012, quer o Internet Security quer o antivírus suportam interação por toque, pelo que podem ser usados em tablet PCs, sublinha a fabricante. A exceção vai para os dispositivos com Windows 7 starter instalado. Está também já disponível um pacote de segurança para Android.


A suite completa de segurança da Kaspersky, nesta edição mais recente custa 39,95 euros, enquanto o pacote antivírus está à venda por 29,95 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nova imagem, novas funcionalidades

Em ano de mudança de imagem também a BitDefender aproveita para mudar o aspeto das soluções de segurança e a própria organização do produto, que perdeu os três interfaces em que se dividia até ao ano passado para se unir num único. A vista de produto que é dada ao utilizador passa assim a ser a mesma para qualquer subscritor da solução, independentemente do nível de conhecimentos.


Na versão 2012 as soluções de segurança da BitDefender merecem destaque um filtro antifraude e o Active Virus Control, que faz a análise comportamental de ameaças potenciais. A fabricante introduz ainda um Rescue Mode, que facilita o acesso ao PC quando este está bloqueado na sequência de um ataque, por exemplo. Através desta funcionalidade é possível aceder a um ecrã seguro a partir do qual é possível fazer a limpeza e restauro do sistema.


Para os utilizadores menos conhecedores da tecnologia e que querem segurança, mas passando ao lado dos detalhes, é possível optar por um modo auto que permite tirar partido da solução sem ter de fazer configurações ou tomar decisões. Esta é também uma forma de usar a solução sem pop-ups ou alertas surpresa.


Também a BitDefender tem já no mercado uma solução para sistemas Android e garante suporte para interação por toque nas versões para PC.


Voltando ás versões Windows para PC, o Internet Security está disponível por 45 euros e a suite de proteção total por 65 euros, embora as versões em português ainda não estejam disponíveis. Devem ser lançadas mais para o final do mês.


No Internet Security a DitDefender inclui antivírus, antispam, antiphishing, firewall, controlo parental e proteção para as redes sociais. O Total Security 2012 acrescenta a possibilidade de realizar cópias de segurança da informação online.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Controlo parental On
Na semana passada também a ESET apresentou atualizações aos seus produtos de segurança.
Novidade na quinta geração de produtos da marca é o Live Grid, um sistema de proteção e reputação na nuvem que com esta atualização da linha de produtos surge melhorado e com novo nome (nas versões anteriores era designado ThreatSese.Net). À semelhança do que também fazem os restantes produtos analisados, o Live Grid oferece uma análise otimizada, baseada em listas de permissão de ficheiros seguros.


A mais recente linha também ganha um novo sistema de controlo de dispositivos amovíveis, bem como um sistema avançado HIPS - Host-based Intrusion Prevention System. Este último vem disponibilizar uma camada adicional de segurança, permitindo aos utilizadores avançados personalizarem o sistema operativo com maior detalhe.



Na suite - Smart Security 5 - foram também incluídos, pela primeira vez, mecanismos de controlo parental e um modo especial para jogadores, que garante proteção com menos recursos em utilização durante o tempo em que o utilizador está a jogar, para não afetar a performance.



O Smart Security 5 está à venda por 34,99 euros. A solução apenas com proteção contra vírus e spyware custa 24,99 euros. As atualizações para licenças válidas são gratuitas. Também a ESET já conta com uma solução para sistemas Android.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.