A lógica passa por ter um cartão para cada uma das redes com quem mantém mais contactos, ou pelo menos para duas delas, e conseguir conjugá-los de forma fácil num mesmo equipamento, sem ter de abrir constantemente o dispositivo para mudar cartões.
Numa primeira fase os telemóveis dual sim foram apresentados como uma forma de conjugar a "vida pessoal" com a "vida profissional", mas os modelos de tarifários oferecidos às empresas para disponibilizarem aos seus colaboradores justifica cada vez menos esta dualidade.
Pelo contrário, a opção por tarifários de duas operadoras traz vantagens para muitos segmentos de utilizadores, especialmente os mais jovens que tenham redes de amigos no Moche, Tag ou no Yorn. Chamadas e SMS à borla na mesma rede, pagamento extra para outros números. Um "modelo" que pode ser contornado com um cartão de outro operador. E as opções de pagamentos por carregamento facilitam a "liberdade" de escolha.
O TeK já listou por várias vezes as ofertas que existem no mercado dentro desta categoria específica, mas entretanto há novidades que vale a pena destacar, garantindo uma verdadeira dualidade. Concentrámo-nos nos smartphones, onde podem encontrar-se modelos a partir de 150 euros, mas há opções válidas nos telemóveis "normais" que podem ser consideradas porquem não quer gastar muito dinheiro no equipamento.
Na loja da Optimus online é muito fácil encontrar os equipamentos dual sim, que têm um separador específico. Entre smartphone e feature phones a operadora tem na lista oito propostas.
[caption][/caption]
O smartphones são todos Android e há preços entre os 150 e os 280 euros, com justificação consoante as características técnicas e as marcas...
Os mais recentes e mais "evoluídos" da lista são o Samsung Galaxy S Duos e o Sony Xperia E Dual SIM, ambos já com a versão 4.0 do Android.
Na loja da TMN já é mais difícil encontrar modelos com dois SIM. Não há uma categoria específica, e mesmo nas páginas de pesquisas de telemóveis não é possível encontrar a opção "dual sim" ou duplo cartão.
Mas não é preciso desesperar. A TMN tem na sua oferta Moche um telemóvel dual sim de marca própria, o Moche smart A8, e ainda um "feature phone", o Nokia Asha 305.
[caption][/caption]O Moche Smart A8 tem um ecrã tátil de 4 polegadas, processador de 800 Mhz, câmara de 3,2 megapixéis e sistema operativo Android, ainda na versão 2.3.
O telemóvel custa 119 euros na loja online, mas com um dos slots bloqueado à rede moche. Se quiser o terminal desbloqueado tem de pagar 169 euros. E atenção: só o primeiro cartão é que permite comunicação de dados.
Na Vodafone também é preciso "penar" para encontrar smartphones dual sim. Não há também separador específico, a pesquisa não funciona, e no catálogo se não souber qual o nome e marca do telemóvel que quer não encontra...
Mas há uma razão: segundo o Tippy - o "ajudante online", a Vodafone não comercializa este tipo de equipamentos. Será verdade? Pelo menos parece.
Outra opção passa por explorar as lojas da especialidade, onde encontrará algumas das ofertas da Samsung e da Sony, desbloqueadas e a preços equivalentes aos praticados pelas operadoras.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários