Há muito que as lojas de electrónica nos habituaram aos descontos pontuais em produtos seleccionados. O pretexto pode ser a Páscoa, o Natal, o regresso às aulas ou qualquer um que se adeqúe ao principal intuito prosseguido: vender.

Os objectivos podem também passar, por exemplo, por escoar stocks de produtos que estão prestes a ser descontinuados ou aproveitar o entusiasmo gerado pelo lançamento de um equipamento para oferecer um preço mais atractivo que a concorrência conquistando clientes.

Independentemente daquilo que motiva as lojas, estas promoções temporárias podem constituir boas oportunidades de negócio para quem procura adquirir um equipamento - desde que não se deixe entusiasmar demasiado pelo preço esquecendo-se de confirmar se este apresenta, efectivamente, as características indispensáveis à utilização que lhe quer dar.

Atentos que estamos ao mercado nacional nesta matéria, constatámos que estes dias têm sido pródigos em campanhas, destinadas tanto a quem compra online como em lojas físicas, pelo que aproveitamos a ocasião para partilhar com os nossos leitores alguns dos equipamentos que nas próximas semanas podem ser encontrados a preço de saldo.

[caption]folhete Staples[/caption]

Sem querer hierarquizar ofertas, fornecedores ou tipos de equipamento, recorremos ao critério de oportunidade e começamos pela campanha da Staples, que termina a 26 de Abril.

A principal aposta da cadeia de lojas recai sobre o portátil C660-11W da Toshiba, que comercializa a 399 euros com a oferta de um pacote de segurança da McAfee. O computador, com um ecrã HD de 15,6 polegadas, vem equipado com um processador Intel Pentium T4500 (com uma velocidade relógio de 2.30GHz e 1MB de cache), disco rígido de 320 GB e 4 GB de memória (DDR3).

A campanha, que inclui descontos em vários modelos de portáteis Toshiba, HP e Sony Vaio e um MacBook branco de 13 polegagas (2.4GHz) a 949 euros, apresenta ainda como destaque a máquina fotográfica digital Fuji Finepix S2960W, que está à venda por 166 euros e vem acompanhada de um livro de fotografia e um cartão SD de 2GB. A câmara, com lente super Zoom (até 18x) e um ecrã LCD de 3 polegadas, apresenta uma resolução fotográfica de 14 megapixéis e capta vídeo HD (720x1.280).

Se o seu interesse recai especialmente sobre o campo da fotografia mas pertence ao grupo dos que não gosta de se ver obrigado a deixar a máquina em casa por medo de vê-la sucumbir a ambientes mais "hostis", pode valer a pena passar antes os olhos pela campanha da Fnac.

[caption]Fuji Finepix XP-10 Verde Waterproof[/caption]

Numa altura em que muitos começam a pensar em praia e a planear e férias, a marca coloca na lista de produtos em desconto uma câmara, também da Fujifilm, que está preparada para as agruras da vida debaixo de água. A Fuji Finepix XP-10 Verde Waterproof tem um preço de venda ao público de 169 euros, mas na loja virtual da Fnac é vendida a partir de 129 euros. Note-se que a promoção só é válida para encomendas através do site.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os adeptos do comércio online mais excêntricos e ávidos de promoções têm ainda ao seu dispor o telescópio Celestron Firstscope 76 (59,90 euros) e, precisando de dar música a alguém, pode optar pelo leitor multimédia Zipy MP4 Fox, com 4GB de memória e um ecrã de 2 polegadas, pela módica quantia de 22,99 euros (menos 10 euros que custava originalmente).

Ainda no campo do entretenimento, mas passando aos videojogos, a mesma cadeia de lojas tem, até 30 de Abril, uma promoção para aquisição do GT 5 e da PlayStation 3. O pacote, que inclui a PS3 Slim de 160GB, o Gran Turismo 5 Signature Edition e o comando DualSchock 3, custa 399,99 euros.

[caption]Pack GT5 PS3[/caption]

[caption]Pack Wii + Wii Sports + Wii Sports Resort[/caption]

Já em matéria de jogos de movimento, é a Worten quem leva a melhor. A oferta que inclui a consola Nintendo Wii, o comando Wii Remote Plus e os jogos Wii Sports e Wii Sports Resort - uma combinação que promete acabar com o sossego na sala de estar por não mais de 199 euros.

Entre as promoções da loja há ainda espaço para o HTC Tattoo a 99,90 euros em vez de 129,90 euros - de referir que a mesma redução de preço é oferecida pela Optimus no seu site. Este touchscreen, lançado em 2009, não é propriamente uma novidade, mas conta com ligação à Internet 3,5G e Wi-Fi, câmara de 3,2 megapixéis, GPS e vem equipado com sistema operativo Android 2.1.

[caption]Zipy Fun Diver 4GB E[/caption]

Por falar em Android e em promoções da Worten, fica a referência a outra das propostas da última campanha da loja: um leitor multimédia com o sistema operativo móvel da Google (na sua versão 1,5), ao preço de 99 euros (e não 139 euros, como até à data). O modelo (Fun Diver 4GB E) é assinado pela Zipy e conta com apenas 4GB de memória. O ecrã táctil mede 5 polegadas e apresenta uma definição de 800x480. A ligação à Internet faz-se apenas por Wi-Fi.

Voltando aos computadores "a sério", a Worten propõe, por exemplo, o eMachines 442-142625 MNKK da Acer, com processador AMD a 2,40GHz e ecrã LED de 15,6 polegadas, por 349 euros. Outro dos destaques vai para o netbook da Samsung, com 10,1 polegadas de ecrã e processador Intel Mobile Atom N455 a 1,66GHz, que custa 279 euros.

O El Corte Inglés é outra das lojas onde é possível encontrar portáteis - e outros equipamentos tecnológicos - em desconto, numa campanha que tem o dia 15 de Junho como data marcada para terminar. As condições promocionais incluem também o financiamento de compras até 12 meses sem juros, para os clientes com cartão de crédito da marca.

Os preços dos cinco portáteis em promoção começam nos 399 euros, para um modelo da Acer, o Aspire 57367-454, com ecrã de 15,6 polegadas, 4GB de memória RAM e um disco de 840GB. O processador é Intel (T450). Se apesar de portáteis, os notebooks de 15,6 polegadas ainda são grandes para si, fica a saber que a campanha também inclui netbooks, como o Aspire One, que custa 239 euros.

[caption]Portátil e netbook Acer à venda no El Corte Inglés[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.