(Actualizada) Depois das promessas que duraram vários anos as primeiras televisões com tecnologia 3D começam a chegar ao mercado português, invadindo as lojas e mesmo as salas dos compradores mais entusiastas. Com óculos especiais encavalitados no nariz, os utilizadores vão poder usufruir de experiências com que já tomaram contacto nos cinemas, onde filmes como o Avatar, ou mais recentemente a Alice no Pais das Maravilhas de Tim Burton, revelaram ser sucessos de bilheteira, o que mostra a apetência pelo formato.

A Samsung deverá conseguir a proeza de ser a primeira marca com uma linha consistente de equipamentos à venda, com ecrãs LCD, LED e Plasma, já em Abril, mas a Panasonic está também a posicionar-se para ter dois plasmas à venda no mesmo mês. As duas empresas estrearam a sua oferta nos Estados Unidos no início deste mês, com sucesso reconhecido nas vendas.

No caso da Samsung, os novos televisores serão mostrados já na próxima terça feira, num evento especial, embora sem o apelo do lançamento feito em Nova Iorque, que contou com a presença dos The Black Eyed Peas e do realizador de Avatar, James Cameron. Mas a parceria de continuidade é também feita com a Dreamworks, a "fábrica de animação" que marca as primeiras imagens das televisões com imagens do filme Monstros vs Aliens

[caption]samsung dreamworks[/caption]

O TeK sabe que os televisores da Samsung vão ter preços entre os 1.400 e os 3.000 euros, consoante a tecnologia e a dimensão, cumprindo a promessa anteriormente feita pela empresa de ter "preços muito competitivos.

[caption]samsung[/caption]

Mais pormenores só deverão ser conhecidos na próxima semana, mas fica já a informação de que estarão disponíveis dois tipos de óculos, uns activos e outros recarregáveis, com modelos adaptados às crianças. A Samsung ainda não confirma quantos óculos acompanham cada um dos televisores vendidos, mas os modelos adicionais custam cerca de 100 euros.

[caption]samsung óculos[/caption]

A Panasonic vai também avançar já em Abril com a comercialização de um modelo plasma, garantindo a venda de outro a partir de Junho. A empresa revelou esta semana que as vendas nos Estados Unidos, durante a primeira semana de comercialização, foram um sucesso, o que confirmas as expectativas da empresa de que esta área possa dar ainda este ano um grande contributo para os resultados.

[caption]panasonic 3d[/caption]

O televisores que chega às lojas portuguesas no próximo mês é o modelo de 50 polegadas de ecrã e terá um preço de 2.999 euros. Em Junho será colocado à venda o de 65 polegadas, com um preço de 5.399 euros.

[caption]panasonic 3d tv[/caption]

Cada plasma vem acompanhado de dois óculos do tipo active-shutter (com obturador activo), que funcionam em sincronização com o televisor, sendo enviadas alternadamente 60 imagens por segundo para cada olho. O preço dos óculos suplentes é de 179 euros, mas fica a garantia de que é um modelo muito trendy...

[caption]óculos panasonic[/caption]

Do lado da LG a tecnologia já pode ser vista nas lojas da FNAC do Centro Comercial Colombo, Cascais Shoppping e Fórum Almada, mas os televisores não estarão à venda antes de Junho, e os preços estão ainda "sob consulta".

[caption]LG 3D[/caption]

Os televisores 3D da LG fazem parte da nova série INFINIA da empresa, que integra modelos Plasma e LCDs Full LED Slim.

Se ficou entusiasmado com a montra de televisores, e mesmo com o preço, saiba que há ainda dois componentes necessários para que as imagens tridimensionais entrem nas suas salas: um leitor de DVD/Blu-ray 3D e os filmes propriamente ditos.

A Samsung, a Panasonic e a LG vão colocar no mercado, a par dos televisores, os seus leitores de Blu-ray 3D, mas terá de desembolsar mais algumas centenas de euros para ter "o pacote completo".

O leitor 3D da Panasonic é o modelo DMP-BDT300 e só chega às lojas no início de Maio, com um PVP de 749 Euros.

[caption]leitor BD Panasonic 3D[/caption]

Os conteúdos serão um dos principais entraves. Os filmes começam a surgir no mercado em maior número e até já há experiências de transmissão de canais de TV em 3D, potenciados pelas ligações mais rápidas de fibra.

A Zon já anunciou que tem um canal de testes, mas é ainda cedo para definir uma data para o seu lançamento comercial.

Mas, para já, nenhuma destas opções irá garantir muitas horas de momentos "tridimensionais".

Nota da Redacção: Foi actualizada a informação com dados dos óculos da Panasonic, entretanto confirmados pela empresa, e o leitor de BD que vai chegar às lojas em Maio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.