Vamos falar de gadgets e de outras tecnologias que a indústria automóvel tem aproveitado para tornar mais atrativos diferentes modelos de quatro rodas, alguns já há venda, outros com a promessa de chegarem ao mercado.

O primeiro exemplo resulta de uma parceria entre a Bentley e a Blackberry e, entre outras funções, permite fazer chamadas em videoconferência, através do Skype - sem recurso ao telemóvel, claro.

Baseada no sistema operativo QNX, a plataforma permite aceder a outras funcionalidades, nomeadamente mapas, informações sobre o trânsito, informação meteorológica, entre outros serviços, acessíveis a partir de um ecrã de 17 polegadas.

O potencial é resumido num pequeno vídeo.

A pensar na segurança dos condutores - e dos passageiros que transportam - o sistema desenvolvido desativa a função de vídeo se o automóvel estiver em andamento, permitindo apenas chamadas de voz. A videoconferência só é permitida com a viatura imobilizada.

As novas funções, dadas a conhecer na CES, ainda não integram nenhum modelo Bentley no mercado, mas tal deverá acontecer ainda este ano.

A Nissan, por sua vez, apresentava o conceito TeRRA há uns meses atrás, um Suv que terá um tablet amovível no lugar do típico painel de instrumentos.

[caption]Nome imagem[/caption]

Para além das informações habituais de velocidade e de outros indicadores de desempenho e da visualização e utilização dos sistemas de navegação, quando inserido no carro, o tablet permite também o acesso a funções de entretenimento e comunicação.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na mão, o tablet oferecerá todas as funções que se esperam de um dispositivo com as mesmas características, além de permanecer continuamente em contacto com o veículo.

À parte das ideias, que apesar de tudo ainda não passam de conceitos, vão existindo à venda (nomeadamente no mercado português) cada vez mais modelos de automóvel (e não necessariamente de luxo) com diferentes tecnologias integradas.

O Opel Adam é um exemplo. O modelo da fabricante alemã tem opção de ser equipado com tecnologia IntelliLink, oferecendo acesso a um sistema multimédia integral de controlo através de um ecrã a cores tátil de sete polegadas ou através de comandos no volante.

[caption]Nome imagem[/caption]

Além disso, a plataforma integra também o Siri, o assistente pessoal inteligente da Apple, permitindo que os portadores de iPhone ou iPad possam enviar sms, emails, consultar a agenda, criar lembretes ou fazer pesquisas "com os olhos na estrada e as mãos no volante", assegura a Opel.

[caption]Nome imagem[/caption]

Em março último a Renault anunciava que a tecnologia R-Link estava disponível e em vias de se generalizar na sua gama de automóveis. A marca refere-se ao tablet multimédia de sete polegadas que pode substituir o "computador de bordo" em seis modelos da fabricante francesa.

O R-Link está disponível como opção, com um custo de 590 euros, no Novo Clio, Novo Clio Sport Tourer, Captur e Novo Kangoo e é equipamento de série no Renault ZOE.

[caption]Nome imagem[/caption]

O sistema faz a ligação com os comandos no volante mas também permite ditar comandos de voz, nomeadamente para fazer chamadas ou ditar destinos, "sem desviar os olhos da estrada nem retirar as mãos do volante", salienta a Renault.

Para experimentar há um Pack Discovery que inclui quatro aplicações pré-instaladas, acesso gratuito à R-Link Store por seis meses (um ano no caso dos Zoe) e serviços TomTom Live por um período de três meses.

Avise-se que os conteúdos de entretenimento estão bloqueados para funcionar apenas quando o veículo está parado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Este artigo foi originalmente publicado a 3 de junho de 2013.