
Uma das perguntas que a maioria dos utilizadores de smartphones faz, quando decide comprar um novo modelo, é a sua capacidade de bateria. Nem sempre significa que um equipamento com uma bateria com mais capacidade ofereça melhor autonomia. E os testes executados pelos especialistas no assunto apontam elementos como a otimização energética dos processadores, a inteligência artificial que ajuda a gerir os gastos e mesmo o tipo de utilização do smartphone pode drenar mais ou menos a energia.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Usar o smartphone para ver um filme não é a mesma coisa que jogar, por exemplo. E nas duas situações, uma bateria pode durar um dia, como algumas horas, neste exemplo comparativo. Nesse sentido, existem duas coisas que conseguimos avaliar rapidamente e fazer comparações. A primeira é a capacidade real da bateria em miliamperes/hora (mAh), pois quanto maior, mais carga de energia recebe.
O outro elemento é a velocidade de carregamento, ou seja, quanto tempo demora um smartphone a carregar quando ligado à tomada da eletricidade. Esta medida é feita em watts por hora. Quanto mais watts debitar, mais energia entra na bateria, acelerando o carregamento. Muitas fabricantes preferem oferece uma bateria com menor capacidade, para tornar o smartphone mais leve e compacto, mas compensando com um carregamento muito rápido. Imagine que ficou sem bateria e em cinco minutos consegue 30 ou 40% da capacidade. Certamente que vai conseguir utilizar o resto do dia.
Nesta monstra conheça alguns dos modelos onde as fabricantes não se pouparam a meios para oferecer uma bateria de grande capacidade. Existem modelos rugged, que cumprem a função de power banks para carregar outros equipamentos, mas não deixam de ser smartphones. Mas há que destacar que os ditos modelos “normais” já ultrapassaram a barreira dos 7.000 mAh, como é o caso do mais recente Xiaomi 17 Pro Max e também o equipamento de gaming Redmagic 10 Pro, quando a média geral ronda os 5.000 mAh.
Veja na lista os modelos com maior capacidade:
1 - Doogee-V Max Plus - 22.000 mAh
O Doogee-V Max Plus deixa qualquer concorrente a milhas de distância quando se compara com os modelos atuais, com os seus 22.000 mAh de capacidade de bateria com carregamento a 33 W. Estamos a falar de um smartphone com características muito específicas para funcionar como um power bank para alimentar outros equipamentos, para utilizadores atletas de desportos extremos, profissionais que trabalhem de noite.
O smartphone tem um processador MediaTek Dimensity 7050, até 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Tem um ecrã IPS de 6,58 polegadas com taxa de refrescamento de 120 Hz. Destaque para o seu módulo de câmaras fotográficas na traseira, com um sensor principal de 200 MP alimentado por IA, juntamente com um sensor de visão noturna de 20 MP e uma ultra grande angular com macro de 8 MP. À frente, a sua câmara selfie é de 32 MP.
2 - Ulefone Armor 30 Pro - 12.800 mAh
O Ulefone Armor 30 Pro destacou-se por ser o primeiro smartphone rugged com dois ecrãs. O modelo segue a filosofia da fabricante em criar equipamentos rugged de elevada resistência, mas adiciona-lhe diversas funcionalidades que prometem elevar a diversão e utilidade em qualquer cenário. Tem uma bateria de 12.800 mAh com suporte a carregamento a 120 W Flash. O modelo tem um design apelativo, embora bem “musculado” com arestas reforçadas para o proteger do choque das quedas e outros incidentes, tais como derrames de líquidos ou o pó.
Mas o que sobressai é o design de duplo ecrã, um principal com 6,95 polegadas com resolução FHD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Na traseira conta com um pequeno ecrã de 3,4 polegadas com uma resolução de 960x412 e 60 Hz de refrescamento. Este ecrã traseiro permite aceder rapidamente a notificações, atalhos para ferramentas, mas sobretudo para ajudar a captar selfies com as câmaras principais, enquadrando os sujeitos.
3 - Xiaomi 17 Pro Max - 7.500 mAh
Uma das novidades do novo modelo Xiaomi 17 Pro Max é o seu ecrã adicional, inserido no módulo traseiro de fotografia. Este ecrã pode ser personalizado, incluindo com wallpapers gerados por IA, dando acesso a notificações de uma variedade de aplicações. Para os ecrãs frontais, a Xiaomi aposta em painéis OLED de 6,3 polegadas, no caso do modelo Pro, e de 6,9 polegadas, no caso do Pro Max, equipados com tecnologia LTPO. A taxa de atualização é adaptativa, indo até 120 Hz, com os ecrãs a contarem um brilho máximo de 3.500 nits. Para modelo Pro Max, a proteção é reforçada com Xiaomi Shield Glass 3.0.
No interior, a Xiaomi aposta numa bateria 7500 mAh para o modelo Pro Max, com suporte a carregamento com fio a 100W e wireless a 50W. Para a fotografia, os smartphones contam com um sistema Leica Summilux, com uma configuração tripla de câmaras traseiras. A câmara principal de 50 MP dispõe de um sensor Light Fusion 950L de 1/1.28 polegadas. Além de uma ultra-grande angular de 50 MP, há espaço para uma teleobjetiva periscópica de 50 MP.
4 - Red Magic 10 Pro - 7.050 mAh
Durante vários meses, o Red Magic 10 Pro foi o líder incontestável das tabelas de benchmark do AnTuTu, sendo apenas este mês destronado pelos modelos da Xiaomi que abraçaram o novo chip da Qualcomm. O equipamento tem uma bateria com capacidade de 7.050 mAh e carregamento rápido de 100 W. Tem uma configuração de memórias até 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.
O modelo promete oferecer experiências de gaming mais imersivas, incluindo um ecrã AMOLED com 6,85 polegadas, resolução FHD+ e uma taxa de refrescamento de 144 Hz. Tem 2.000 nits de pico de brilho, ideal para jogar em qualquer ambiente de luz.
5- OnePlus 13 - 6.000 mAh
O poderoso OnePlus 13 tem uma bateria de 6.000 mAh, suportado por carregamento com fios de 100 W, mas sem fios de 50 W. Consegue ainda fazer carregamento reverso wireless a 10 W. O modelo tem um processador Snapdragon 8 Elite, oferecendo diversas funcionalidades de IA.
Tem um display OLED ProXDR de 2K, sendo considerado um dos melhores ecrãs do mercado nos smartphones. Tem uma resolução de 1440x3168, 1.600 nits de brilho (4.500 nits no pico). O modelo conta com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Tem um módulo traseiro fotográfico com três sensores de 50 MP, conseguindo obter macros, grande angular e ultra grande angular, com sistema de estabilizador de imagem OIS.
6 - Poco F7 Ultra - 6.000 mAh
A divisão Poco da Xiaomi tem vindo a aumentar a capacidade da bateria dos seus smartphones, sem que estes aumentem de volume e neste caso conta com uma capacidade de 6.000 mAh, suportado por carregamento rápido de 90 W. O modelo tem um ecrã AMOLED com 6,67 polegadas, numa resolução de 2K. A marca conseguiu abrir mais espaço no ecrã em 1,9 mm, oferecendo imagens de maiores dimensões no consumo de filmes e séries de TV.
7 - Realme GT 7 Pro - 5.800 mAh
A Realme é uma das marcas que mais inova ao nível de baterias e carregamento rápido. A fabricante no ano passado andava a testar sistemas de carregamento que chegavam aos 300 W, mas o GT 7 Pro fica-se nos 120 W na sua bateria de 5.800 mAh. É um dos casos que tenta aliar uma bateria com grande capacidade e um carregamento rápido, protegendo 50% da bateria em 11 minutos ou meia hora para a totalidade.
Alimentado por um Snapdragon 8 Elite, o smartphone tem diversas funcionalidades de inteligência artificial, assim como um modo especial para captar fotografias debaixo de água. A certificação IP69 torna o equipamento resistente à água e ao pó.
8 - Asus ROG Phone 9 Pro - 5.800 mAh
O Asus ROG Phone 9 Pro conta com uma bateria com uma capacidade de 5.800 mAh, com suporte a carregamento rápido de 65 W ou 15 W via wireless. O processador é um Snapdragon 8 Elite, tem até 24 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno. Como seria de esperar para um equipamento da linha ROG, são características típicas de um smartphone de gaming.
O sensor principal é o Sony Lytia de 50 MP, uma ultra grande angular de 13 MP com 120º de abertura. Por fim, uma câmara telefoto com 32 MP, com zoom ótico de 3X. Na câmara frontal conta com um sensor RGBW de 32 MP.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários