O mapa foi publicado há poucas semanas e pretende ser uma ferramenta interativa para quem estuda a evolução da natureza, mas também um suporte para a definição de politicas públicas numa área tão relevante como o acesso á água.
Ap todo são mais de 3 milhões imagens conjugadas com a referenciação do Google Earth Engine e é fácil verificar como a superfície da Terra mudou ns últimas 3 décadas, com o aumento da superfície da água mas perdas importantes em algumas regiões da Ásia.
Os mapas mostram que muitas destas mudanças estão ligadas a atividaes humanas, como a construção de barragens, alteração de cursos de rios e utilização "irregular" da água. Outras devem-se a alterações climáticas, incluindo secas e degelo de glaciares causado por temperaturas elevadas.
A ferramenta está disponível online e pode ser usada por qualquer internauta, até porque vale a pena observar as imagens de zonas com a organização de padrões muito interessantes, como o Delta do Mississipi, o Rio Amazonas na região de Manaus e o Lago Gairdner na Austrália.
Em destaque
-
Multimédia
State of Play: Prequela de God of War e novo capítulo de Castlevania no "desfile" de jogos para a PlayStation -
Site do dia
Close-up Photographer of the Year: O mundo captado ao detalhe com fotos impressionantes. Veja as vencedoras -
App do dia
Rayo junta rádios, música, podcasts e conteúdos da Bauer em Portugal -
How to TEK
O que é, afinal, uma "TV inteligente"? Posso transformar uma televisão antiga numa Smart TV?
Comentários