A edição de 2020 da Semana Europeia da Programação já começou. Neste ano, devido à pandemia de COVID-19, a vasta maioria das atividades da iniciativa tiveram de passar para o mundo online, mas o objetivo mantém-se: incentivar miúdos e graúdos a programar e inspirá-los a dar vida às suas ideias através das linguagens de código.

Até 25 de outubro é possível participar em várias atividades gratuitas online no website da Code Week, desde tutoriais de programação a workshops de robótica, passando ainda por cursos ou webinars. Ao navegar pelo mapa poderá ver todos os eventos virtuais que se realizam na Europa. Para já, Portugal conta com 154 atividades disponíveis de norte a sul, sem esquecer as ilhas.

É professor ou formador e quer organizar uma atividade? Basta escolher um tema e um público alvo e depois adicioná-la ao mapa. Para ajudá-lo a preparar tudo, há uma página com instruções detalhadas, assim como conjuntos de ferramentas para organizadores.

Pode ainda visitar as seções de recursos de ensino e de bits de aprendizagem ou o blog da Code Week para encontrar diversos materiais didáticos e dicas úteis sobre como organizar as suas atividades online.

Para comemorar a edição de 2020 da Semana Europeia da Programação com estilo, os organizadores e participantes podem fazer parte do desafio #CodeWeekDance. Ao todo há cinco atividades concebidas para demonstrar que programadores e até robots sabem dançar.

Novos recordes para a Semana Europeia da Programação
Novos recordes para a Semana Europeia da Programação
Ver artigo

Recorde-se que os resultados da Semana Europeia da Programação de 2019 revelaram-se os mais elevados de sempre. Ao todo, 4,2 milhões de participantes fizeram parte de cerca de 72.000 atividades em mais de 80 países em todo o mundo. Com 742 eventos, Portugal integrou o grupo de países que mais do que duplicaram as suas atividades em relação ao 2018.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.