Os resultados da Semana Europeia da Programação de 2019 revelaram-se os mais elevados de sempre: no total, 4,2 milhões de participantes envolveram-se em cerca de 72.000 atividades em mais de 80 países em todo o mundo.

Embora a maior parte das atividades promovesse o pensamento computacional e os fundamentos da programação de uma forma divertida e atrativa, os dados estatísticos mostram que um número crescente de atividades já se concentrou em tecnologias avançadas como a robótica ou a inteligência artificial, como no caso português em que crianças em idade escolar receberam introdução aos fundamentos do pensamento computacional e robótica através de jogos.

Portugal (742) é citado, inclusive, por integrar o grupo de países que mais do que duplicaram as suas atividades em comparação com 2018, a par de Montenegro (241), Áustria (1.417), Macedónia do Norte (458), Finlândia (145), Roménia (1.498), Polónia (15.434), Kosovo (14), Malta (537), Turquia (20 839), Grécia (891), Bélgica (265), Bósnia-Herzegovina (99) e Chipre (72).

A próxima edição da Semana da Programação vai realizar-se entre 10 e 25 de outubro de 2020 e os organizadores já podem começar a registar as suas atividades no respetivo mapa de eventos – onde já há atividade portuguesa.

tek site code week

Uma novidade para este ano é a inclusão de hackathons locais, que serão organizadas por alunos do ensino secundário na Irlanda, Itália, Letónia, Roménia, Eslovénia e Espanha. Cada hackathon contará com cerca de 60 participantes organizados em equipas e cada equipa terá 36 horas para resolver um problema em particular.

Há depois apresentações a um júri composto por especialistas em tecnologia e a equipa vencedora irá arrecadar vários prémios, incluindo uma viagem a Bruxelas. Em paralelo, serão organizados workshops sobre programação, robótica e outras matérias para ensinar os conhecimentos básicos aos principiantes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.