
Em comunicado, Joan Alabart, gestor de programas de Exploração Espacial, Inovação e Empreendedorismo da Agência Espacial Portuguesa, explica que, além de divulgar informação sobre a iniciativa a entidades interessadas, o seminário servirá também para esclarecer dúvidas e questões acerca da submissão de projetos.
O seminário decorre em formato online e todos os interessados podem inscrever-se até ao dia 31 de janeiro através do website da Agência Espacial Portuguesa.
Recorde-se que a PROSSE visa o financiamento de projetos de investigação científica na área da exploração espacial. A Agência avança que, até 2025, vai destinar à iniciativa um total de 420 mil euros. Para serem considerados para avaliação, os projetos submetidos devem solicitar um apoio máximo de 280 mil euros.
A iniciativa está aberta a projetos em áreas científicas relevantes para a exploração espacial, mas também para outros setores da economia e sociedade, que sejam realizados em infraestruturas terrestres ou suborbitais, como o Space Rider ou a Estação Espacial Internacional. Projetos que prevejam investigação científica na Lua ou em Marte são também considerados.
Ao todo, durante a primeira call do PROSSE em 2023, foram recebidas 12 propostas. Deste conjunto, duas foram selecionadas e estão em processo de contratualização com a Agência Espacial Europeia (ESA).
O financiamento da iniciativa é possível através da participação nacional no programa PRODEX (PROgramme for the Development of scientific EXperiments) da ESA, ao qual Portugal destinou quatro milhões de euros para apoiar projetos em áreas como astronomia, astrofísica, física espacial ou ciências planetárias
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ -
Site do dia
Arquivo histórico do museu Harley-Davidson ganha mais vida com IA da Google -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários