Foi sem grande novidade, arriscamos a dizer, que AlphaGo venceu este sábado a derradeira partida de três frente ao jogador chinês Ke Jie, atual número um mundial em Go, depois de duas horas e meia de confronto.

A vitória foi o culminar de uma semana de duelos homem/máquina de Go, em que a inteligência artificial da Google desenhada para jogar este desporto mental milenar ganhou todas as provas em que entrou, individuais e coletivas.

E tendo ganho tudo o que havia para ganhar, está na hora da “reforma”. Assim se entendeu para os lados da DeepMind, a unidade da gigante tecnológica por detrás da criação da AlphaGo.

tek site alphago

A equipa de investigadores diz que é altura da sua inteligência artificial concentrar esforços noutro tipo de “grandes desafios”, como encontrar cura para doenças, reduzir dramaticamente o consumo de energia ou inventar materiais revolucionários.

O historial AlphaGo entretanto não se perde, nem em conhecimento adquirido nem online, estando registado na sua página na internet. Aqui, os mais curiosos ou interessados podem ficar a par das vitórias conseguidas, mas principalmente dos progressos que a máquina conseguiu fazer ao longo do tempo, aprendendo no confronto com os humanos, mas também no confronto com ela própria.

Nota de redação: Artigo alterado para corrigir uma gralha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.