
O objetivo é combater a abstenção e o voto desinformado, explica a Digitemotions, a startup de Aljustrel que desenvolveu a aplicação durante o último ano.
A partir da EuVoto são resumidos os diferentes programas eleitorais divididos em 10 áreas temáticas, com cinco propostas por área/partido e 250 carateres por proposta, na tentativa de traduzir no essencial as ideias e os projetos em causa para a s próximas legislativas.
As propostas são apresentadas de forma anónima, desafiando-se o utilizador a dizer se concorda ou discorda. O proponente só será revelado após a resposta.
À medida que responde, ou apenas no final, é possível consultar as estatísticas de resposta – síntese, por área ou por partido. Desta forma é possível fazer uma leitura de conjunto das respostas, sem que a aplicação produza quaisquer juízos ou análises genéricas que possam ter algum efeito de influência, que não a decorrente do resultado da simples observação do cidadão sobre sua própria linha de resposta, nota a Digitemotions.
A partir do site EuVoto.pt explica-se o propósito do lançamento da app numa animação elucidativa, havendo igualmente uma demo da aplicação, que de momento ainda só está disponível para Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários