É o primeiro evento presencial da Lisboa FCE - FIL e CCL, que está a retomar a atividade e que organiza o Portugal Smart Cities Summit, este ano em formato híbrido, decorrendo de 22 a 24 de setembro. Na agenda consta uma exposição e seis conferências, com mais de 80 oradores nacionais e internacionais.

A presença física, com o cumprimento das regras definidas pela DGS, é articulada com a participação virtual, através de uma plataforma digital.

Hoje o dia é dedicado à energia e à mobilidade. A primeira conferência tem o mote ENERGYLIVE "Novos Modelos para a Descarbonização" e começa às 10h00, com a presença do Secretário de Estado da Energia, João Galamba. Em debate estará a implementação das comunidades de energia e os desafios do hidrogénio, com moderadores e oradores da ADENE, EDP, ERSE, REN, Caetano Bus e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durante o dia há ainda outras sessões, como “Buses, corporate fleets and last mile as enablers for Green Cities” e “Portugal: Smart Mobility Investment in post-pandemic world" com uma visão de empresas de referência na área da mobilidade sustentável. No final está previsto um debate entre Ângelo Ramalho da Efacec e Mark Preston - da DS Techeetah e diretor da Equipa da Formula-E  que conquistou o campeonato de pilotos com António Félix da Costa e também o campeonato de equipas, na frente da Nissan e DAMS.

No dia 24 de setembro o tema da manhã é a água, com a conferência “AQUALIVE Ambiente, Sustentabilidade e Cidades Inteligentes”, onde se vão debater os desafios comuns para os serviços de água e energia, com oradores da LIS-Water,  Foro de la Economia del Água, Instituto Superior Técnico, LNEC, AdP – Águas de Portugal, DouroECI, entre outros. A tarde está reservada à conferência “SMART CITIES Sharing & Inclusive Cities”, com vários painéis em que se vão abordar temas como o potencial do 5G na criação de novos serviços, os desafios da privacidade numa cidade inteligente e as dinâmicas inter-regionais na criação de uma nação mais sustentável. Entre os oradores estarão a NOS, a Google, AXIS Communications, EMEL, ANAFRE, Deloitte e Compta, entre outras.

A agenda e a informação das conferências estão disponíveis no site www.portugalsmartcities.fil.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.