
O encontro científico, que se realiza no âmbito da Ação COST PHAROS, terá lugar no Centro de Física (CFisUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
“As estrelas de neutrões são dos objetos mais compactos do Universo. Devido às condições extremas que existem no seu interior, não reproduzíveis na Terra, formam um laboratório único para o estudo de muitos ramos da Física, incluindo a física nuclear e de partículas, relatividade geral, física da matéria condensada, física estatística, física dos plasmas”, explica Constança Providência, do CFisUC.
A investigadora esclarece que “a recente deteção de ondas gravitacionais resultantes da fusão de duas estrelas de neutrões abriu uma nova era no estudo destes objetos. Além de ondas gravitacionais, estes objetos também emitem ondas eletromagnéticas, raios cósmicos e neutrinos, pelo que a astronomia de multi-mensageiros irá ter um papel essencial no seu estudo”.
Equação de estado, propriedades de superfluidez, supercondutividade e transporte no interior das estrelas de neutrões são alguns dos temas que vão ser discutidos no encontro intitulado "Neutron stars: the equation of state, superconductivity/superfluidity and transport coefficients”.
Pode obter mais informação sobre o evento através desta página https://indico.cern.ch/event/728509/timetable/#20180926
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Nova estação, novas apps: espreite sugestões gratuitas para todos os gostos -
Site do dia
Movie Mania: adivinhe qual é o filme (resumido pelo ChatGPT) em poucas palavras -
Multimédia
Foguetes cósmicos e uma interrogação solar entre as melhores fotos de astronomia do ano -
How to TEK
6 dicas simples para gravar vídeos com melhor qualidade no smartphone Android
Comentários