A internet pode ser um espaço muito divertido e de aprendizagem para os jovens, mas também esconde muitos perigos, como a privacidade ou o acesso a conteúdos impróprios para si. Nesse sentido, nunca é demais haver uma consciencialização, e sobretudo educação para ajudar os mais jovens a navegarem de forma mais segura.

O projeto Be Internet Awesome é um programa da Google que procura exatamente ensinar as crianças a navegar online de forma segura. Mas também terem maior confiança a explorar os mundos online. A ideia é ensinar os fundamentos para uma cidadania digital. O projeto já tem alguns anos, mas a Google atualizou-o com atividades interativas e pequenos jogos que ajudam a explorar os temas de segurança online.

site do dia Be Internet Awesome

Alguns dos fundamentos tem a ver com a comunicação, ensinando aos jovens que aquilo que não se diz “cara a cara” também não é bom partilhar online. Outros temas passam por tornar-se um cidadão mais responsável nas partilhas, aprendendo a distinguir o que é verdadeiro ou fake news. A proteção da sua privacidade é outro tópico abordado, assim como ser uma pessoa positiva e tratar bem outros utilizadores com que se cruza.

Estas aprendizagens são feitas na Interland, um conjunto de pequenos jogos online, que no fundo serve para colocar em prática tudo o que aprendeu. São quatro jogos coloridos que os mais novos podem jogar diretamente do browser de internet. Os educadores e pais também podem contar com ferramentas próprias para os ajudar a acompanhar a aprendizagem dos jovens.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.