A CASSINI Hackathon está de volta para a sua terceira edição. A iniciativa da Comissão Europeia decorre entre os dias 12 e 14 de maio em 10 cidades europeias.

Portugal é um dos países participantes, com a iniciativa a decorrer em Coimbra, sendo organizada pela ESA Space Solutions Portugal e pelo Instituto Pedro Nunes.

A maratona de programação desafia os participantes a utilizarem dados espaciais, recolhidos através dos programas Copernicus, Galileo e EGNOS, para desenvolverem soluções sustentáveis que impulsionem o setor do turismo.

CASSINI Hackathon | Portugal

As equipas que participam na hackathon terão de resolver três desafios específicos. No primeiro, os participantes têm como missão desenvolver ideias e produtos que permitam reduzir a pegada de carbono das atividades turísticas.

Já no segundo, o objetivo é ajudar os turistas a encontrarem formas mais sustentáveis de disfrutarem dos destinos que visitam, ao mesmo tempo que apoiam os negócios locais. O terceiro desafio passa pela criação de ideias para produtos e serviços que permitam explorar a natureza de forma mais responsável.

A equipa que vencer a terceira edição da CASSINI Hackathon ganha um prémio de 1.000 euros, assim como a oportunidade de participar num programa exclusivo de mentoria de três meses, além de três meses de incubação virtual na IPN Incubadora. Para mais detalhes sobre a CASSINI Hackathon consulte o website da iniciativa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.