"A atividade antropogénica está a mudar o clima e os ecossistemas da Terra de formas potencialmente perigosas e prejudiciais aos humanos", escrevem os autores, que referem que "as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera continuam a aumentar, garantindo que essas mudanças serão sentidas por séculos após 2100, a referência atual para projeções".

Por isso os cientistas envolvidos neste estudo, que junta investigadores do Canadá e do Reino Unido, dizem que não se pode estimar os efeitos destas emissões apenas para 2100, data para a qual já se antecipam problemas críticos de produção de alimentos e migrações humanas forçadas pelo clima.

Os cenários desenhados avaliam o aquecimento global e a viabilidade de cultivo de várias espécies de alimentos e mostram que os impactos climáticos globais aumentam significativamente depois de 2100. E mesmo que os compromissos definidos nos Acordos de Paris sejam cumpridos, as projeções ainda mostram que o Planeta deve enfrentar ondas de calor e outros eventos extremos de intensidade e frequência incomparáveis.

As imagens mostram a evolução prevista

A investigação foi publicada no Global Change Biology e está disponível em acesso aberto.