Como realça a organização, onde se insere o Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier), os algoritmos de recomendação, usados pelas plataformas digitais para personalizar a experiência online, podem ajudar a encontrar informação e conteúdos que sejam do interesse dos utilizadores.

No entanto, estes algoritmos também limitam o acesso a diferentes perspetivas, além de amplificarem a disseminação de informação falsa e de reforçarem preconceitos.

Tendo em conta que “a desinformação provoca muitas vezes uma reação emocional forte e leva à sua partilha num momento de indignação, entusiasmo ou incredulidade”, “os algoritmos podem ser explorados para amplificar este tipo de conteúdo, ao interpretá-lo como algo que as pessoas querem ver”, explica a campanha.

Ao apresentarem apenas os conteúdos com os quais concordamos, os algoritmos contribuem para criar “bolhas” informativas. Para ajudar os utilizadores a saírem das “bolhas”, o EDMO deixa também um conjunto de conselhos importantes, que passam por diversificar as fontes de informação, ler para lá dos títulos nas redes sociais, questionar conteúdos virais e aprender a reconhecer fontes credíveis.

A campanha está disponível através do site da organização, contando com várias versões nas diferentes linguas dos membros que a compõem, incluindo em português.