
Como realça a organização, onde se insere o Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier), os algoritmos de recomendação, usados pelas plataformas digitais para personalizar a experiência online, podem ajudar a encontrar informação e conteúdos que sejam do interesse dos utilizadores.
No entanto, estes algoritmos também limitam o acesso a diferentes perspetivas, além de amplificarem a disseminação de informação falsa e de reforçarem preconceitos.
Tendo em conta que “a desinformação provoca muitas vezes uma reação emocional forte e leva à sua partilha num momento de indignação, entusiasmo ou incredulidade”, “os algoritmos podem ser explorados para amplificar este tipo de conteúdo, ao interpretá-lo como algo que as pessoas querem ver”, explica a campanha.
Ao apresentarem apenas os conteúdos com os quais concordamos, os algoritmos contribuem para criar “bolhas” informativas. Para ajudar os utilizadores a saírem das “bolhas”, o EDMO deixa também um conjunto de conselhos importantes, que passam por diversificar as fontes de informação, ler para lá dos títulos nas redes sociais, questionar conteúdos virais e aprender a reconhecer fontes credíveis.
A campanha está disponível através do site da organização, contando com várias versões nas diferentes linguas dos membros que a compõem, incluindo em português.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Match Supermarket é como o Candy Crush mas focado no supermercado -
Site do dia
MapMagic ajuda a planear a próxima aventura em companhia: a pé ou de bicicleta -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários