O documento chama-se Student Guide to Artificial Intelligence e foi publicado pela Elon University e a associação americana de Faculdades e Universidades, estando disponível para download em inglês sob uma licença Creative Commons. Entre os professores que colaboraram na sua elaboração consta o nome de Arlindo de Oliveira, presidente do INESC.
Está estruturado de forma prática, começando pelas ferramentas e o impacto nas várias fases do estudo, e abordando o desenvolvimento de competências para usar a Inteligência Artificial de forma mais eficiente.
Com uma checklist que permite avaliar o conteúdo gerado pela IA, o documento deixa indicações importantes de verificação de fontes e fiabilidade da informação, assim como de uso de linguagem manipulativa e emocional.
Sugestões, recomendações e alertas estão espalhados pelo guia e são uma boa forma de deixar indicações fáceis de perceber e que inclui um bloco relevante sobre a ética da IA e a utilização transparente das ferramentas, com referências.
Para quem quer aprofundar mais a informação há ainda indicações sobre como construir um plano de carreira com IA e desenvolver um portfólio.
O documento pode ser descarregado a partir deste link.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários