Com a pandemia de COVID-19, as reuniões virtuais tornaram-se uma realidade para muitos trabalhadores. Embora muitos já estejam habituados à partilha de ideias através de videochamadas, as sessões de brainstorming podem ser, por vezes, menos produtivas do que o esperado. Porém, há uma plataforma gratuita que se propõe a mudar as regras do jogo.

A Brainstormer promete estruturar as sessões de modo a que seja possível chegar mais rapidamente à solução de um determinado problema, apresentando-se como um útil aliado para quem está a dinamizá-las. O processo é simples e nem precisa de criar uma conta na plataforma.

Clique nas imagens para conhecer mais detalhes sobre a Brainstormer

Para começar basta clicar no botão “Setup Brainstorm”, indicando depois qual é o problema que necessita de ser resolvido. Aqui, a Brainstormer até lhe dá algumas dicas sobre como formular uma boa pergunta, garantindo que é aberta o suficiente para pôr as “engrenagens” cerebrais dos seus colegas a funcionar, mas que não se desvie demasiado do objetivo desejado.

A partir daí, terá acesso a um dashboard com recomendações para tornar o processo de brainstorming mais eficaz, além de conter um link para partilhar com os participantes e um temporizador para definir a duração da sessão.

Quando todos os participantes responderem, chega a altura de votarem para identificar as melhores ideias. No final da sessão, poderá gravar uma cópia em PDF com todos os aspetos que estiveram sobre a mesa, ou, então, enviá-la para a sua caixa de correio eletrónico.