A nova plataforma chama-se E-RIHS.pt e disponibiliza online os recursos, conhecimento, competências e tecnologia do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Laboratório José de Figueiredo da Direção-Geral do Património Cultural.

Tem como principal objetivo “o impulso da conservação e da reabilitação patrimonial no país”, integrando o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIIE) e representando um investimento de 1,2 milhões de euros, incluindo verbas do Portugal 2020 e do Alentejo 2020, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Aquela que é a plataforma portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património (ERIHS - European Research Infrastructure for Heritage Science), quer garantir através de dois concursos anuais, o acesso gratuito da comunidade científica, de entidades públicas e privadas e de empresas, quer às infraestruturas analíticas físicas dos três laboratórios, quer ao laboratório móvel do centro de investigação da Universidade de Évora.

O primeiro desses concursos já está aberto, sendo que os interessados podem submeter as suas propostas de projetos na área da conservação e reabilitação patrimonial até 28 de fevereiro. Serão depois selecionadas as melhores iniciativas, que vão poder recorrer às valências e recursos dos laboratórios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.