
A nova plataforma chama-se E-RIHS.pt e disponibiliza online os recursos, conhecimento, competências e tecnologia do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Laboratório José de Figueiredo da Direção-Geral do Património Cultural.
Tem como principal objetivo “o impulso da conservação e da reabilitação patrimonial no país”, integrando o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIIE) e representando um investimento de 1,2 milhões de euros, incluindo verbas do Portugal 2020 e do Alentejo 2020, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Aquela que é a plataforma portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património (ERIHS - European Research Infrastructure for Heritage Science), quer garantir através de dois concursos anuais, o acesso gratuito da comunidade científica, de entidades públicas e privadas e de empresas, quer às infraestruturas analíticas físicas dos três laboratórios, quer ao laboratório móvel do centro de investigação da Universidade de Évora.
O primeiro desses concursos já está aberto, sendo que os interessados podem submeter as suas propostas de projetos na área da conservação e reabilitação patrimonial até 28 de fevereiro. Serão depois selecionadas as melhores iniciativas, que vão poder recorrer às valências e recursos dos laboratórios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
Site do dia
Nokia Design Archive é uma viagem no tempo aos primeiros telemóveis da fabricante finlandesa -
App do dia
Diga adeus ao caos das receitas guardadas no Instagram com a app Recipe Reel -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários