Nestes dias em que o isolamento social devido à pandemia de COVID-19 é uma obrigação de todos os cidadãos, não precisa de ficar inteiramente sozinho: os animais de estimação podem fazer-lhe companhia. Mas que cuidados deverá ter? Estas e outras questões podem ser esclarecidas na plataforma online Animalar, que faz parte do movimento de tecnológicas portuguesas tech4COVID19, lançado com o objetivo de ajudar o país na luta contra a COVID-19.

A declaração do Estado de Emergência foi alargada esta semana, o que significa que os portugueses devem continuar a permanecer em casa sempre que possível, depois de medidas que restringem ainda mais a liberdade de cada um. No entanto, caso tenha animais de estimação poderão existir algumas dúvidas em relação à transmissão e aos cuidados que deve ter. Por isso, a plataforma Animalar reúne algumas das respostas mais importantes.

Algo que o site esclarece desde logo é que não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães, gatos, coelhos ou porquinhos-da-índia, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o novo Coronavírus. A conclusão baseia-se em informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, partilhadas pela Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Médicos Veterinários.

Animalar

A plataforma online compila ainda outras questões que têm surgido nesta altura. Pode, por exemplo, informar-se sobre se pode levar o seu cão à rua sem correr o risco de ser infetado ou sobre os cuidados que deve ter quando esses passeios acontecem. Se, ainda assim, continuar com dúvidas poderá sempre deixar as suas perguntas no chat disponibilizado na plataforma. Do outro lado a resposta será dada assim que possível.

Quanto às entidades que podem ajudar os donos de animais de estimação, o site compila também alguns serviços disponíveis. Desde Lisboa a Coimbra e ao Porto, são vários os contactos de serviços ativos em Portugal.

Nesta época em que sentimentos como a ansiedade e a tristeza podem ser mais frequentes, o site deixa um desafio que pretende animar as casas dos portugueses. Partilhar nas suas redes sociais uma foto do seu animal com a hashtag #ANIMALAR é a proposta da plataforma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.