Todo o ecossistema é construído de raiz numa esfera, onde pode ir adicionando cuidadosamente os elementos de um aquário virtual. À partida é em tudo semelhante a um aquário, onde pode começar por colocar areia e água, como recomendam os criadores do Orb Farm, mas depois tem opções adicionais, como algas, relva, vidro, madeira, pedras, bactérias, pulgas de água e peixes.

Tudo em formato pixelizado, adicionado com a ajuda do rato, em pequenos pixels ou traços de conteúdo com o arrastar do apontador para criar o aquário perfeito. À medida que adiciona elementos, o ecossistema vai-se formando, e depois é preciso acompanhar a sua evolução natural, onde os vários elementos vivos evoluem e consomem os recursos existentes, como acontece em qualquer ambiente.

O Orb Farm replica a evolução de um pequeno mundo aquático, e pode ser uma boa aprendizagem sobre ecossistemas, ou simplesmente uma distração adicional para quem gosta de ter um elemento vivo (ou quase) a acompanhar o seu dia a dia. O tempo passa a um ritmo normal, com os dias e as noites a sucederem-se, mas pode também acelerar o relógio e fazer com que tudo passe mais rapidamente para ver como se desenvolve o seu ecosssistema. A qualquer momento pode adicionar mais peixes ou outros elementos, ou "limpar" uma parte do aquário. E convém ter atenção ao mostrador do nível do oxigénio para manter tudo no equilíbrio certo.

Para já o aquário que criámos está cheio de vida, mas vamos ver como evolui nos próximos dias. Desde que não limpe os cookies do browser, e mesmo que feche a janela, quando voltar a abrir o site é o seu aquário que continua a aparecer.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.