http://imgs.sapo.pt/gfx/178008.gif

E porque Leonardo da Vinci fez muito mais na vida do que pintar uma Mona Lisa de sorriso enigmático, o Metropolitan Museum of Art concebeu uma exposição que mostra 140 dos seus mais de 400 desenhos, 40 dos mesmos disponíveis online a partir deste endereço da Web.



Conhecido pela sua incapacidade para terminar projectos, este auto-denominado "discípulo da ciência" completou apenas 15 quadros, mas em contrapartida o número de desenhos deixado ultrapassou em larga escala os produzidos pelos desenhadores de mais sucesso na era Renascentista.



A exposição pretende, assim, dar a conhecer Leonardo da Vinci como desenhador, ao mesmo tempo que é estabelecida uma relação com as suas diversas facetas como artista, autor, cientista, inventor, teórico e professor, dentro de quadro cronológico bastante elucidativo do seu percurso.

Sites de dias anteriores:

12/02/2003
Jogos de Guerra
Enquanto as tropas não entram no Iraque, experimente este "jogo" que simula a Guerra do Golfo 2, ou a Guerra Mundial 2.5, como lhe chama o autor. De forma caricatural, desenham-se aqui alguns dos cenários mais negros que se seguem à derrota de Saddam.

11/02/2003
Ano Europeu das Pessoas com Deficiência
O site português sobre o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência aplica em Portugal os princípios defendidos por esta iniciativa europeia, de divulgação das capacidades e direitos dos deficientes e da promoção da sua integração na sociedade.

10/02/2003
Um guia para as dezenas de distribuições do Linux
Ao aceder ao site DistroWatch, pode-se consultar as principais diferenças entre as diversas distribuições do Linux e suas respectivas versões. Actualmente, estão disponíveis para comparação mais de 80 "variantes" da plataforma.

09/02/2003
O meu modelo virtual
Numa experiência que pode ser comparada à registada na infância de muitos mulheres com as bonecas de papel, o MyVirtualModel permite que os internautas criem versões digitais de si próprios para experimentar virtualmente as roupas da estação mais recente.

08/02/2003
Conservar o mundo natural
Recolher e conservar informação sobre a biodiversidade mundial é o propósito do centro de conservação e monitorização do programa ambiental das Nações Unidas, cuja explanação é feita neste website.

07/02/2003
Sinistros online em OK Tele-seguro renovado
O renovado site da OK Tele-seguro está agora apto a tirar dúvidas quanto ao procedimento em caso de sinistro ou quanto ao correcto preenchimento de uma declaração de acidente, além de possibilitar a participação de sinistros online.

06/02/2003
Trazer os cidadãos de volta à política através da Net
MoveOn é um movimento de e para pessoas comuns que se está a afirmar nos EUA, promovendo iniciativas que chamem a atenção da opinião pública para alguns temas, visando aproximar os cidadãos da política, longe do circuito dos partidos políticos.

05/02/2003
Grupo Europeu de Regulação
Auxiliar a Comissão Europeia na consolidação do mercado interno de redes de comunicação e serviços é um dos principais objectivos do European Regulators Group, cujo website contém muita da informação sobre a sua actividade.

04/02/2003
O portal da AIP para empresários e gestores
A Associação Industrial Portuguesa conta desde há pouco tempo com um novo portal onde disponibiliza informação sobre si própria e sobre os seus parceiros e onde permite a compra e venda de bens e serviços oferecidos pelos associados, entre outras coisas.

03/02/2003
Mona Lisa, pioneira da arte por computador
Uma das primeiras imagens criadas por computador, a Digital Mona Lisa data de 1965, sendo um exemplo extraordinário dos gráficos dos primórdios da era digital, obtido com um scanner rudimentar. Passados quarenta anos, a beleza permanece a mesma.

02/02/2003

Mostrar iniciativas

No site do Clube Português de Artes e Ideias pode encontrar-se informação vária sobre os objectivos e actividades deste clube formado há quase duas décadas, mas pouco mais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.