http://imgs.sapo.pt/gfx/200498.gif

Quase dois meses após o fim da Segunda Guerra do Golfo, os sinais de contestação da opinião pública mundial e, em especial, dos próprios países que desencadearam esta intervenção militar - Estados Unidos e Reino Unido - não dão sinais de desaparecimento, muito pelo contrário. Muitas pessoas consideram que esta guerra não passou de uma manobra de bastidores para agradar o poder político com pretensões imperiais dos EUA, com o apoio do poder económico representado pela indústria petrolífera.

Até agora, não se sabe o que aconteceu a Saddam Hussein, nem a administração Bush parece muito interessada nessa questão. Do mesmo modo, não foram encontradas quaisquer provas da existência de armas de destruição massiva no Iraque, o motivo que serviu de razão para a intervenção militar e o fim das negociações diplomáticas. Ao certo, não se sabe o número exacto de vítimas civis inocentes e de militares da Aliança que morreram na linha de fogo das suas tropas.

Diante deste cenário, o que fica é um sentimento de frustração, desencanto e impotência exprimido de uma forma exemplar por um cidadão norte-americano comum através do livro-álbum 20 Days in Spring, 2003, disponível na Web. Com um grafismo notável, marcado pelo preto-e-ranco, esta obra é cunhada por uma crítica acérrima do poder, da política e dos políticos dos Estados Unidos. Serve também como um grito de alarme, para o que poderá vir a acontecer noutras zonas do globo, segundo o autor, se o mundo e a opinião pública não se mobilizar.




Sites de dias anteriores:

10/06/2003

Guerra das Estrelas no Hiperespaço

Os fãs da saga Guerra das Estrelas podem agora acompanhar as filmagens do Episódio III através da Internet. Um novo serviço pago do site oficial oferece acesso a uma webcam e ainda diverso material inédito sobre a terceira prequela deste filme.

09/06/2003

Comunidade DotNet

À roda da tecnologia .Net da Microsoft, o GotDotNet reúne uma comunidade de interesses oferecendo um centro de recursos, notícias, blogs e espaços de trabalho para programadores e outros técnicos que trabalham nesta área.

08/06/2003

História do comunismo

Não é um blog qualquer, o Estudos sobre o Comunismo. Criado pelo Eurodeputado José Pacheco Pereira, que já editou o "Livro Negro do Comunismo", este weblog é um ponto de paragem obrigatório para todos os que se interessam por estes temas.

07/06/2003

Uma experiência em computação social

Eis uma ideia original: uma mailing-list chamada BumpList que possui um número máximo de utilizadores para que quando uma nova pessoa a subscreve, a primeira que a assinou caia fora da lista e apenas possa regressar se voltar a subscrevê-la.

06/06/2003

Conte o final antes dos seus conhecidos verem o filme

Visite o site MoviePooper e irá obter o resumo do final de 999 filmes em poucas linhas. Ideal para quem queira estragar a soirée de conhecidos, para os que dormiram durante o filme ou pretendem apenas saber o moral da história.

05/06/2003

Ciência directa
O Science Direct é uma das principais fontes de informação científica na Internet. Agregando mais de 1.700 revistas e jornais da área científica, técnica e médica da editora Elsevier Science, torna-se num sítio imprescindível para todos os cientistas.

04/06/2003

Identificar e combater a censura na Internet

Para além de abordar a relação entre censura, tecnologia e resistência, a iniciativa OpenNet também arquiva, avalia e classifica as tecnologias hacktivistas produzidas localmente e distribuidas a nível global pela Internet.

03/06/2003

Tecnologia e cultura para quem pensa

Kuro5hin dedica-se à tecnologia e cultura, tendo criado uma comunidade "para pessoas que gostam de pensar" sobre estes temas e as suas interacções. O "ruído" não é permitido, mas os seus moderadores admitem que não é preciso ser sempre soturno.

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

01/06/2003

Escolha e conhecimento nos média
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.