A directora-geral do CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas, Fabiola Gianotti, vai estar esta sexta-feira, às 18h00, no auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora para apresentar a palestra “The Higgs particle and our life”.

A responsável liderava a experiência ATLAS quando foi descoberto o bosão de Higgs, em 2012, e as experiências ATLAS e CMS, as duas maiores experiências do acelerador LHC do CERN .

Na sua intervenção na Universidade de Évora, Fabiola Gianotti vai falar do longo percurso, dos desafios e instrumentos únicos que levaram a esta descoberta e também do seu significado e relevância, e das suas implicações na vida de todos os dias.

Vai igualmente falar sobre o que há ainda para aprender sobre o bosão de Higgs, e os estudos detalhados que o LHC fará nos próximos anos. A sessão incluirá um debate que com a participação de Victor Matveev, Director do JINR - Joint Institute for Nuclear Research, Dubna, Russia, e de Gaspar Barreira, Director do LIP.

A entrada é gratuita, mas com inscrição obrigatória. A sessão contará com a presença do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

tek site LIP

A partícula de Higgs era a última partícula ainda por descobrir no Modelo Padrão da Física de Partículas, e uma peça absolutamente fundamental: sem ela, nenhuma das partículas elementares teria massa, e o mundo não poderia ser como é.

O mecanismo que origina o bosão de Higgs foi proposto pelos físicos Peter Higgs, François Englert e Robert Brout há quase meio século, e o bosão era procurado desde então. Higgs e Englert receberam o Prémio Nobel em 2013, logo após a descoberta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.