A iniciativa já envolveu 628 escolas e mais de 70 mil alunos com o projeto-piloto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu entre 2015 e 2017, e pode agora ser alargado a escolas que se candidatem até dia 15 de setembro.
A ideia é dinamizar atividades de programação e robótica com os alunos do primeiro ao novo ano de escolaridade, através das ofertas complementares, das atividades de enriquecimento curricular ou da oferta de escola, uma opção que fica ao critério dos órgãos do agrupamento escolar.
Para participarem os estabelecimentos de ensino devem inscrever-se neste site, indicando os professores que querem envolver para que possam depois participar na formação.
A iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico tem o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, e as escolas têm acesso a um sistema de acompanhamento e apoio presencial e online, através da realização de eventos regionais, e de uma comunidade de prática que disponibiliza um conjunto de recursos educativos digitais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários