Os últimos meses puseram à prova a capacidade dos professores dos vários graus de ensino usarem as tecnologias como ferramenta de contacto e desenvolvimento de conteúdos curriculares, e esta é uma realidade que vai passar a estar sempre aliada às aulas no futuro. Um novo MOOC (MAssive Opne Online Course) pode ajudar a reforçar essas competências.
O curso é da Teacher Academy School Education Gateway e pretende ajudar os professores a integrar a tecnologia, de forma eficaz na sala de aula e também a apoiar os alunos, de modo a capacitá-los para serem criadores de tecnologia, em vez de serem apenas utilizadores/consumidores.
Ao longo do curso vão ser exploradas diferentes ferramentas e estratégias para o ensino remoto, avaliação digital e gestão de sala de aula. Alguns projetos europeus como a Code Week, eTwinning ou SELFIE são também abordado.
O curso Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students está aberto a inscrições de professores dos ensinos básico e começa a 19 de outubro, com cinco módulos que se estendem até novembro. Embora a língua de trabalho seja o inglês, estarão presentes moderadores de vários países, incluindo Portugal, que prestarão apoio aos menos proficientes em língua inglesa.
No site fica claro que os participantes portugueses podem pedir a certificação do curso, junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), sendo válida para o seu desenvolvimento profissional.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários