
Responsive.org é o rosto do projeto e a morada que aloja o Manifesto onde se explica o conceito e os princípios que devem orientar uma empresa que se guie por uma filosofia deste género.
Defende-se que as estruturas hierarquizadas criam obstáculos à criatividade e não fazem fluir o conhecimento. Empresas organizadas em círculos de conhecimento são mais flexíveis e respondem melhor aos desafios do mercado, acreditam os promotores da iniciativa.
Os princípios aqui descritos não são uma novidade nem na teoria, nem na prática. Empresas como a Google, ou o Facebook já seguem por esta linha. Mas o que Adam Pisoni, fundador da Yammer, rede social empresarial comprada pela Microsoft, pretende é esquematizar ideias e lançar as bases de uma metodologia.
A plataforma online, que reúne mais alguns membros fundadores, serve para promover a troca de ideias e de informação sobre o tema por quem acredite numa mudança deste tipo e queira dar o seu contributo junto da organização onde se integra.
Para já o Responsive.org está apenas a nascer, embora venha a ser idealizado desde 2013, mas já há quem compare o ponto de partida com o das metodologias Agile, para desenvolvimento de software, que partiram de uma base idêntica e hoje dominam a indústria.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
App DailyWise oferece resumos de livros para facilitar escolhas no que toca a ler -
Site do dia
Mooody.Space: um website para acompanhar e gerir as emoções -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários