Lançada ainda neste ano, a Journalist Studio é uma suite de ferramentas da Google concebida para jornalistas, mas também para quem é investigador, e que recorre a tecnologias como inteligência artificial. Em destaque está a Pinpoint, uma ferramenta de pesquisa que permite navegar mais facilmente por vastos conjuntos de documentos, ajudando encontrar toda a informação necessária.

De acordo com a tecnológica de Mountain View, a Pinpoint dá a possibilidade de localizar mais rapidamente nomes de pessoas, organizações ou locais em centenas de documentos, funcionando como uma espécie de “Ctrl+F” numa maior escala e que pode ser usada em PDFs, imagens, notas escritas à mão ou até ficheiros áudio.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Pinpoint

A ferramenta faz uso da tecnologia por trás da pesquisa no motor de busca da Google, assim como de reconhecimento ótico de caracteres e de tecnologia “speech-to-text”. Ao pesquisar por um determinado termo, a Pinpoint realça as correspondências encontradas nos ficheiros, além de sinónimos.

A Pinpoint dispõe de suporte a ficheiros em sete línguas diferentes, incluindo português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol e conta já com várias coleções de disponíveis publicamente. Todos os jornalistas ou investigadores interessados podem registar-se na plataforma da Google para requerer acesso à ferramenta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.