Nos últimos dias a gota fria, que entretanto se transformou numa depressão fria isolada, provocou aguaceiros intensos causaram inundações em várias zonas de Portugal continental, em especial no Algarve. O IPMA emitiu alertas em cinco distritos, que se estendem ao dia de hoje, mas tudo indica que o estado de tempo em Portugal tende a estabilizar.

Estes fenómenos que provocaram estragos na costa mediterrânica espanhola, e em especial em Valência onde já se somam mais de 225 mortos, têm aumentado a consciência da população para a necessidade de acompanhar os alertas e a evolução do estado do tempo, assim como de compreender o impacto das depressões e de contextos mais complexos.

O site Meteored - tempo.pt tem um modelo de previsão numérica que ajuda a acompanhar a evolução do tempo e que é baseada em dados revelados pelo modelo ECMWF, que foi considerado o melhor modelo meteorológico a nível mundial pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). "Este modelo meteorológico tem uma elevada fiabilidade e atualiza-se constantemente com os últimos avanços científicos para resolver as situações mais complexas", explica a organização.

No site encontra também a análise de especialistas, com a indicação da previsão do tempo para os próximos dias e dos fenómenos que o afetam, assim como mapas explicativos.

Veja as imagens relativos aos últimos dias e próxima semana

Para hoje pode contar com um tempo soalheiro, embora com alguma nebulosidade nas regiões Centro e Sul, assim como a ocorrência de alguns episódios de chuva fraca, na parte da manhã, na zona do Ribatejo e Alto Alentejo. As temperaturas devem manter-se agradáveis para esta época do ano, com máximas a variar entre os 17ºC para a Guarda e os 22ºC para os distritos de Beja e Coimbra.

De notar ainda que as poeiras do Saara vão continuar a afetar Portugal, pelo menos até terça-feira, especialmente, no Norte e Centro do país.

A partir de quarta feira, dia 20 de novembro, esperam-se aguaceiros fracos e uma diminuição das temperaturas máximas no interior do país. "Estes aguaceiros serão resultado da passagem de um centro de baixas pressões, proveniente do sudoeste das ilhas britânicas, que se irá deslocar para o centro da Europa, originando linhas de instabilidade que afetarão a região Norte do país, especialmente entre quinta e sexta-feira", pode ler-se no site.