O site No more Ransomware foi criado por uma aliança de empresas e várias organizações de segurança e pretende ser um ponto de informação e prevenção para este tipo de ataques, que têm vindo a aumentar em número e gravidade.

A situação que se viveu nos últimos dias em vários países, e também em Portugal, é uma das mais graves, tendo sido afetadas cerca de 100 países e registados mais 75 mil ataques que afetaram a Telefónica, a Portugal Telecom e Hospitais no Reino Unido, entre outros casos confirmados.

O site explica o fenómeno numa lista de FAQs que é bastante clara e faz também a apologia da prevenção, com a adoção de atitudes de cautela em relação à abertura de emails suspeitos e a clicar em links não seguros. A prática de backups e a atualização regular dos sistemas operativos e aplicações é outra das recomendações.

Para quem foi infetado o primeiro conselho é não pagar. Não há garantia de que alguma vez tenha acesso à chave para desencriptar os ficheiros. E há boas e más notícias: por vezes consegue-se encontrar as chaves através do repositório que foi criado no site, mas outras vezes é impossível, e neste caso a perda pode ser total.

tek no more ransomware

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.