O convite veio da Agência Espacial Europeia (ESA) que desafia o IA a atribuir um nome bem português a uma das câmaras telescópicas do observatório que será lançado em 2026 e é dedicado ao estudo de sistemas planetários. Portugal e o IA têm estado ativamente envolvidos no PLATO – na ciência, na engenharia e no processamento das observações, como explica o Instituto.
"Estamos a pedir à sociedade que escolha um nome, de entre um conjunto pré-selecionado com a orientação de historiadores da ciência", adianta fonte do IA. "Lançámos uma ação de votação que irá durar até 14 de julho e que esperamos que divulgue também um pouco do passado da astronomia no nosso país, para além da missão PLATO".
O observatório vai ficar a um milhão e meio de quilómetros da Terra e tem como missão identificar um mundo parecido com o nosso planeta, em órbita de planetas semelhantes ao Sol, avaliando os que têm condições para o aparecimento de vida.
O nome tem de ser o de alguém que tenha nascido em algum lugar dentro das atuais fronteiras do território português, tenha contribuído para a astronomia no nosso país, sobretudo para o estudo de estrelas e sistemas planetários, e não pode ser uma pessoa ainda viva. O IA usou estes critérios para selecionar cinco personalidades que são agora submetidas a votação para a escolha do nome final.
No site pode conhecer cada um dos escolhidos e ver a sua biografia e o contributo para a astronomia. A votação é feita no site do IA , numa página que contém também informação sobre a missão PLATO e sobre esta iniciativa.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários