A sua escola está a tirar o máximo partido das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem? Para ter uma resposta a estão questão o SELFIE dá uma ajuda. A ferramenta online e gratuita da Comissão Europeia (CE) foi atualizada e melhorada, pretendendo ajudar a moldar o futuro do ensino na era digital.
Definida pela Comissão como uma ferramenta de “autorreflexão online” e “fácil de utilizar”, o SELFIE permite aos dirigentes escolares, professores e alunos expressarem as suas opiniões de como as tecnologias estão a ser utilizadas em cada escola. É assim uma espécie de uma “selfie”, com o feedback de cada pessoa a ser registado na plataforma.
De que forma é que tudo isto funciona? A Comissão Europeia explica tudo em sete passos.
Passo 1
Se pretender utilizar o SELFIE na sua escola tem de designar uma pessoa ou uma pequena equipa para coordenar o exercício.
Passo 2
Cabe aos coordenadores das escolas registarem cada instituição de ensino na plataforma, fornecendo informações. O tipo de escola, primária ou secundária, tamanho e localização são alguns dos dados pedidos.
Nesta fase é escolhida a calendarização para o exercício do SELFIE e selecionados os participantes, como por exemplo o grupo de alunos.
Passo 3
Para além das afirmações e perguntas definidas, pode selecionar ou adicionar itens que correspondam às necessidades e ao contexto da sua escola.
Passo 4
Os coordenadores convidam os alunos, professores e dirigentes escolares/diretores da escola a participarem no SELFIE de uma forma anónima. A CE garante que o processo de resposta às perguntas demora cerca de 30 minutos.
Os professores e dirigentes escolares podem responder no momento que considerem mais oportuno. No caso dos alunos, a Comissão recomenda incluir o processo de resposta como parte de uma aula.
Passo 5
Quando os participantes tiverem concluído o questionário, o SELFIE gera um relatório destinado à escola que mostra os resultados agregados de uma forma interativa. De acordo com a Comissão, as respostas são anónimas, e todos os dados são guardados nos servidores da CE. O relatório pertence à escola e só esta pode aceder ao documento.
Passo 6
A Comissão aconselha a utilizar as conclusões do SELFIE para iniciar um debate sobre a forma como as tecnologias apoiam o ensino, a aprendizagem e a avaliação dos alunos na sua escola. No seguimento desta estratégia, pode também ajudar a formular um plano de ação e a definir prioridades.
Passo 7
Pode repetir a avaliação periodicamente, por forma a avaliar o progresso e verificar onde é necessário tomar mais medidas.
Questionários que pretendem avaliar desafios, estratégias e possíveis áreas de melhoria
As questões dos questionários são diferentes para cada grupo de utilizadores, abrangendo vários tópicos. Disponibilização de equipamentos e acesso à Internet, estratégia digital da escola ou formação são algumas das áreas que o SELFIE procura investigar.
De notar, que as afirmações e as questões não dizem respeito a nenhuma plataforma, produto ou software em particular, referindo-se a práticas de ensino e aprendizagem que podem ser apoiadas pelos diferentes tipos de tecnologia disponíveis. Para responder às questões é necessária uma ligação à Internet estável e de um computador, tablet ou smartphone.
A atualização da ferramenta acontece numa altura em que a Comissão quer ouvir os europeus sobre os desafios que enfrentaram na nova realidade de ensino a distância, enquanto pais, professores e alunos. Com um prazo até 4 de setembro, a consulta pública está a decorrer e pretende ajudar a CE a moldar a transformação digital do setor da educação e das formações na UE. Como objetivo a longo prazo, Bruxelas pretende melhorar a literacia digital dos cidadãos e ajudar os países da UE a trabalharem juntos para adaptarem os seus sistemas de educação e de formação à era digital. A CE ambiciona ainda aproveitar o potencial da Internet para disponibilizar o acesso online à educação a todos os europeus.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários