O ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) , anunciou a abertura das candidaturas para o ESA Business Incubation Centre (ESA BIC) Portugal. A iniciativa afirma-se como a maior rede de incubação na Europa, concebida para apoiar startups e ideias de negócio que utilizem dados e tecnologias espaciais.

Ao todo, o ESA BIC Portugal, o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA) no nosso país, conta com uma rede de 15 incubadoras, incluindo nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

ESA Business Incubation Centre Portugal.

O programa está aberto a empreendedores, startups, PME, investigadores e estudantes, que queiram criar ou impulsionar os seus negócios. Para os projetos selecionados, o apoio financeiro é de 50 mil euros, ou até 125 mil euros de investimento em parceria com a Portugal Ventures.

58 startups e 4,3 milhões de euros de vendas: contas da ESA Space Solutions Portugal
58 startups e 4,3 milhões de euros de vendas: contas da ESA Space Solutions Portugal
Ver artigo

Em comunicado o IPN realça que o ESA BIC Portugal tem vindo a promover a criação de empresas no setor espacial, assim como a transferência e a comercialização de tecnologias espaciais, desde 2014, apoiando ideias de negócio que utilizam as tecnologias do espaço para fins industriais e comerciais terrestres.

A iniciativa já apoiou 58 startups que utilizam tecnologia espacial para inovar e criar novos produtos e serviços. Segundo dados avançados pelo IPN, em 2022, as startups apoiadas geraram uma receita total de cerca de 6,2 milhões de euros e uma taxa de exportação de 60%.

Todos os interessados podem realizar a sua candidatura através do website do ESA BIC Portugal até 10 de março.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.