O ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) , anunciou a abertura das candidaturas para o ESA Business Incubation Centre (ESA BIC) Portugal. A iniciativa afirma-se como a maior rede de incubação na Europa, concebida para apoiar startups e ideias de negócio que utilizem dados e tecnologias espaciais.
Ao todo, o ESA BIC Portugal, o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA) no nosso país, conta com uma rede de 15 incubadoras, incluindo nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
O programa está aberto a empreendedores, startups, PME, investigadores e estudantes, que queiram criar ou impulsionar os seus negócios. Para os projetos selecionados, o apoio financeiro é de 50 mil euros, ou até 125 mil euros de investimento em parceria com a Portugal Ventures.
Em comunicado o IPN realça que o ESA BIC Portugal tem vindo a promover a criação de empresas no setor espacial, assim como a transferência e a comercialização de tecnologias espaciais, desde 2014, apoiando ideias de negócio que utilizam as tecnologias do espaço para fins industriais e comerciais terrestres.
A iniciativa já apoiou 58 startups que utilizam tecnologia espacial para inovar e criar novos produtos e serviços. Segundo dados avançados pelo IPN, em 2022, as startups apoiadas geraram uma receita total de cerca de 6,2 milhões de euros e uma taxa de exportação de 60%.
Todos os interessados podem realizar a sua candidatura através do website do ESA BIC Portugal até 10 de março.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários