Independentemente do tamanho das casas, com ou sem jardim, durante o isolamento do coronavírus deve manter-se fisicamente ativo. O que falta, por vezes, são dicas e ideias de como realizar tarefas ativas e divertidas com os mais novos. E nesse sentido, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Ministério da Educação deixam recomendações e conteúdos sobre o tema nas suas redes sociais e websites sob o mote #serativoemcasa.

A campanha coincidiu com a renovação do website do IPDJ, no final da semana passada, apresentando a informação de forma mais acessível, intuitiva e interativa. No endereço do Beactive Portugal poderá encontrar também diferentes vídeos com com dicas de exercícios que pais e filhos podem fazer em conjunto enquanto brincam, usando por exemplo cadeiras ou o sofá da sala como ferramentas para a prática de “desporto doméstico”.

tek site do dia

As propostas de exercícios do IPDJ são segmentadas por faixas etárias, dos 0-5 anos, 6-17, 18-64 e para pessoas a partir dos 65 anos. Os vídeos também se dividem em dois públicos: para jovens e crianças, e outro para adultos e idosos, sejam eles ativos ou com algum tipo de limitação, com temas sugeridos pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

As famílias estão a ser incentivadas a produzirem e a partilharem os seus próprios vídeos, baseado numa lista de sugestões, de forma a incentivar outras pessoas a “mexerem-se”.

Ainda dentro das atividades feitas no isolamento, o Ministério da Educação tem também apoiado os professores de educação física com recursos, enquadrados no ensino à distância no website FitEscola. Professores e alunos vão encontrar materiais ligados à aptidão, atividades físicas, comportamentos sedentários, a importância da hidratação, cuidados de nutrição, entre outros temas de relevo para a saúde e bem-estar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.