Em dezembro do ano passado a Ovelha Choné regressou à terra depois de uma missão bem sucedida a bordo da cápsula Orion, onde foi testada a primeira fase da missão Artemis, que tem como destino final a Lua. A missão não teve astronautas humanos e a Ovelha Choné foi a designada a "especialista a bordo".
O peluche, uma personagem estimada entre as crianças europeias, tornou-se a primeira ovelha embaixadora da ESA, a Agência Espacial Europeia, para a Lua. Uma "lamb-bassador" que recebeu honras de heroina e que já fez uma visita aos vários centros espaciais envolvidos no projetos, da Aardman no Reino Unido à Airbus na Alemanha, passando ainda pelo centro de astronautas em Colónia e o centro de avaliação de missões nos Países Baixos, para conhecer as pessoas que tornaram a sua missão possível.
Veja as imagens
A ESA adianta que a Ovelha Choné se está a adaptar bem ao regresso à Terra, que tem sempre impacto e cuidados adicionais nos astronautas, já que viver e trabalhar em microgravidade no espaço tem reflexos na saúde, especialmente nas adaptações da tensão arterial, no coração e na desidratação, assim como na forma como os fluidos corporais são distribuídos.A mascote foi testada e diz que está pronta para os próximos voos da missão Artemis.
Depois da missão Artemis I, a NASA espera levar astronautas para a órbita da Lua na missão Artemis II em 2024 e para a sua superfície na Artemis III, no final de 2025, com a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisarem o satélite natural da Terra.A missão Artemis, e o percurso da Ovelha Choné, podem ser acompanhados online no blog da ESA para a Orion.
Veja o vídeo que explica a missão da Ovelha Choné
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Há buracos nas rodas do rover Curiosity que anda por Marte mas a NASA tem tudo controlado -
App do dia
Monster Hunter Puzzles está cheio de monstros e personagens para colecionar -
Site do dia
Free the voices: banco de vozes sintéticas diversificadas ganha nova protagonista -
How to TEK
Browser Edge protegido com VPN de rede e navegação em conjunto no Workspaces. Saiba como ativar
Comentários