A cápsula Orion, da missão Artemis I da NASA, já regressou à Terra depois de uma viagem histórica, onde passou pouco mais de 25 dias a orbitar a Lua. A missão não tripulada, que partiu para o Espaço a 16 de novembro, reentrou na atmosfera terrestre a 11 de dezembro, tendo pousado no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia, pelas 12h40 locais (17h41 em Lisboa).

Como explica a NASA, antes da reentrada na atmosfera terrestre, houve uma separação entre os módulos da Orion. A cápsula foi capaz de suportar temperaturas de 2760 graus Celsius durante o processo, desacelerando dos 40.233 para os 32,18 quilómetros antes de poder abrir os paraquedas.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o regresso da Orion à Terra

As equipas de recuperação estão agora empenhadas a assegurar que a Orion chega sã e salva à costa, onde embarcará numa nova viagem, desta vez de camião, com destino ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Uma vez lá, as equipas da NASA vão descarregar e analisar todas as cargas incluídas no interior. A cápsula em si vai passar também por vários testes e análises ao longo dos próximos meses.

Veja no vídeo os momentos marcantes da missão Artemis I

Ao todo, durante a missão, a Orion viajou mais de 2 milhões de quilómetros em torno da Lua, com duas aproximações ao satélite natural da Terra, incluindo uma onde chegou a 128,7 quilómetros da sua superfície.

Segundo a NASA, a cápsula conseguiu ficar no Espaço por mais tempo do que qualquer outra nave tripulada sem acoplar a uma estação espacial. Durante a viagem foi também batido o recorde da Apollo 13 do voo mais distante da Terra com uma distância de 401.798 quilómetros.

Clique nas imagens para mais detalhes

Para lá de manequins de teste, incluindo o comandante Moonikin Campos, e de um kit oficial de voo e mais dois passageiros especiais, os peluches da Ovelha Choné e do Snoopy, o interior da cápsula contou com uma série de mensagens secretas: entre homenagens a “Easter Eggs”.

Clique nas imagens para mais detalhes

Recorde-se que, Depois da missão Artemis I, a NASA espera levar astronautas para a órbita da Lua na missão Artemis II em 2024 e para a sua superfície na Artemis III, no final de 2025, com a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pisarem o satélite natural da Terra.

Uma vez cumpridas estas três fases iniciais, a agência pretende avançar com missões adicionais, começando com a Artemis IV, em 2027, onde a SpaceX terá um papel de relevo, que incluem o desenvolvimento da estação espacial Gateway.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os planos da NASA